Eleições 2016: TRE-AC finaliza preparativos para o dia da votação

FAB leva eleições para comunidades isoladas

Há mais de um mês os prédios da Justiça Eleitoral mantêm portas abertas todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Os plantões ininterruptos são por conta da proximidade do pleito eleitoral, que terá o primeiro turno realizado neste domingo, 2 de outubro.

Para chegar até aqui, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) planeja o “Dia E” um ano antes da realização do pleito. Contratações, parcerias, campanhas, preparação das urnas, logística do dia da eleição, treinamento de mesários, transmissão, totalização e divulgação dos resultados, tudo isso é discutido e alinhado dentro do Programa Integrado das Eleições.

Aproximadamente 10 mil pessoas e pouco mais de R$ 5 milhões são necessários para fazer uma eleição no Acre, que conta com 541 mil eleitores aptos a votar e mais de 2 mil candidatos registrados.

No último fim de semana, o Tribunal concluiu o trabalho de preparação e lacre de urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia da votação. O procedimento consiste em inserir nos cartões de memórias os dados de candidatos e eleitores que estarão nas urnas. A partir desse momento, as urnas só funcionam no dia 2 de outubro, quando o mesário liga o equipamento para iniciar a votação.

Os mesários e as urnas começaram a ser transportados para os locais de difícil acesso com seções eleitorais a partir desta segunda-feira, 26, com o apoio de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), barcos e aviões de pequeno porte.

“É desafiador e ao mesmo tempo gratificante fazer eleições na Amazônia. As dificuldades que enfrentamos para estarmos presentes com seções eleitorais em todo o Estado são grandes e isso faz com que preparemos a logística com muita antecedência. O fator climático é fundamental para que tudo saia dentro dos conformes, pois uma chuva pode mudar toda essa logística”, destacou o presidente do TRE acreano, desembargador Roberto Barros.

O Acre possui 1.779 seções eleitorais, distribuídas em 10 zonas eleitorais. 147 seções estão situadas em regiões de difícil acesso e em 42 delas só é possível chegar de helicóptero. Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Taumaturgo são os municípios que abrigam seções eleitorais com maior dificuldade de acesso.

Segundo o presidente, para garantir que a Justiça Eleitoral esteja presente em todo o Estado é preciso, às vezes, que uma viagem seja feita de várias maneiras, uma parte terrestre e outra parte fluvial. “Trabalhamos para superar os obstáculos da distância, obstáculos das dificuldades de acesso. Isso é possível graças ao empenho dos servidores e magistrados que integram a Justiça Eleitoral, e o conjunto de instituições que se unem a esse propósito, e acima de tudo os mesários, que no dia das eleições são a voz, são a representação da Justiça Eleitoral em todos os locais de votação do nosso Estado”, completou.

Após 14 anos, Acre receberá apoio da Força Federal

Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Senador Guiomard, Acrelândia, Tarauacá, Brasileia e Epitaciolândia são os municípios acreanos que receberão reforço na segurança das eleições municipais, com a atuação de Força Federal.

O pedido de envio de tropas federais para essas localidades foi enviado ao TSE pelo TRE-AC. Ao relatar a solicitação feita para os municípios acreanos, o ministro do TSE, Henrique Neves, votou na semana passada por aprovar o requerimento.

O principal fundamento para a medida é garantir a segurança e a normalidade do pleito. A última vez em que o Acre recebeu apoio das Forças Federais foi em 2002.

Além do reforço do Exército, o TRE conta com o apoio das Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal para garantir a segurança das Eleições.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido