Presidente do TRE-AC participa de agenda especial em aldeia indígena de Feijó

Atividade incluiu lições sobre voto consciente, violência doméstica e pacificação da sociedade.

agenda especial em Feijó

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Regina Ferrari, participou de uma agenda especial na Aldeia Morada Nova, no Município de Feijó.

Atividades de cidadania e inclusão social marcaram a IV Assembleia da Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore). Diversas tribos estiveram presentes, como Shanenawa, Huni Kuin, Ashaninka, Jaminawás, Kaxinawás, Chacawás, Náuas, Iauanauás, e até alguns índios isolados.

Ao falar sobre o voto consciente, e da responsabilidade de cada um sobre os rumos do País, a desembargadora Regina Ferrari também deixou uma mensagem reflexiva. “Vamos todos parar para pensar, analisar. Temos de buscar permanentemente o respeito, que é um direito universal. E o amor, que é uma virtude em todos os povos. Que possamos cultivar a generosidade e a bondade. Só assim, poderemos construir a paz social”, disse.

A desembargadora Eva Evangelista, presidente do Tribunal de Justiça do Acre em exercício; e o juiz de Direito Alex Oivane, titular da Vara Criminal da Comarca de Feijó, representaram a Justiça Estadual no evento.

Recepção especial

As autoridades foram recepcionadas e conduzidas pelos índios que, por meio de rituais com dança e música, explicitavam a tradição do seu povo. Pelo menos 120 famílias, cerca de 740 pessoas, vivem na Aldeia Morada Nova.

Também compareceram à Assembleia Antônio Apurinã, líder da Organização dos Povos Indígenas do Acre (Opiara); Letícia Yawanawa, coordenadora da Sitoakore; Silvana Shanenawa (representante da Região de Feijó), Eldor Shanenawa (da liderança jovem indígena), os vereadores desse município, Tarcisio e Terezinha, a ex-deputada Perpétua Almeida, e outros.

Ao abordar palestra sobre a ‘Violência Doméstica e Familiar’, a desembargadora Eva Evangelista salientou a necessidade de que o tema fizesse parte do dia-a-dia da população indígena.

Ela explicou o que o acesso à justiça na prática significa o direito a ter direitos; dentre os quais está incluído o principal, o direito à vida, pré-requisito ao da dignidade humana. E esse último que engloba respeito, a paz, e o bem-estar social. (Ascom/TJAC)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido