TRE-AC participa de Encontro Regional de Jornalismo com palestra sobre Eleições de 2018

Servidoras abordaram diversos temas eleitorais de interesse da imprensa, com o objetivo de instruir os jornalistas participantes sobre os principais prazos previstos no calendário eleitoral

PALESTRA TV ACRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) participou do Encontro Regional de Jornalismo realizado pela Rede Amazônica, nesta terça-feira, 10, com a palestra sobre as Eleições de 2018, ministrada pelas secretárias Judiciária e de Tecnologia, Luciana Arruda e Rosana Magalhães, respectivamente.

Foram abordados diversos temas eleitorais de interesse da imprensa, com o objetivo de instruir os jornalistas participantes sobre os principais prazos previstos no calendário eleitoral, bem como as mudanças trazidas pelas reformas política e eleitoral.

A secretária Judiciária, Luciana Arruda, falou que todas as informações relacionadas ao calendário eleitoral, pesquisas e demais resoluções e normas estão disponíveis no portal das eleições no site do Tribunal. O endereço da página é http://www.tre-ac.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/vem-pra-urna. 

Durante a palestra, destacou os prazos que merecem destaque da imprensa por se tratarem de assuntos de interesse dos eleitores, partidos e candidatos. Entre eles, mencionou os prazos para filiação partidária, que se dá seis meses antes das eleições; o fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre no dia 9 de maio, data a partir da qual o eleitor não pode mais requerer inscrição eleitoral ou regularização; a propaganda intrapartidária, que estará liberada a partir do dia 5 de julho; diversas condutas vedadas aos agentes públicos a partir do dia 7 de julho; as convenções partidárias que deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, entre outros prazos.

A secretária de TI, Rosana Magalhães, abordou temas ligados aos sistemas eleitorais, incluindo o uso do voto impresso a partir das eleições deste ano. "O voto impresso foi regulamentado pela Resolução TSE n 23.521/2018, que aguarda licitação para aquisição de 30 mil módulos impressores a serem utilizados em 23 mil seções eleitorais em todo o Brasil, inclusive no Acre", explicou.

Além disso, falou sobre o aplicativo e-Título, idealizado pelo TRE acreano e desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral para ser utilizado em todo o país; sobre o voto em trânsito e também sobre as cerimônias de auditoria da votação eletrônica, geração de mídias, preparação e lacre de urnas, entre outros procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral para a realização das eleições por meio do sistema eletrônico de votação.

Últimas notícias postadas

Recentes