Carta do Coptrel: Presidentes de TREs destacam pontos que devem ser priorizados pela Justiça Eleitoral

Durante o encontro, os presidentes aprovaram a Carta do Coptrel

Coptrel

Uma intensa pauta administrativa foi discutida durante o 74º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado no Estado de Alagoas nos dias 28 e 29 e 30 de novembro. Os presidentes dos tribunais discutiram o cadastro biométrico dos eleitores, trocaram informações sobre boas práticas de gestão e debateram outras medidas de cunho administrativo.   

A reunião foi conduzida pelo presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal e pela presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, que compõem o Colégio nas funções de presidente e vice-presidente, respectivamente.

Segundo o presidente do Coptrel, o objetivo destes encontros é contribuir para aprimorar a gestão da Justiça Eleitoral em cada Estado. O desembargador também destacou a necessidade de a Justiça Eleitoral ampliar o debate sobre questões vinculadas ao pleno exercício da cidadania, como a participação dos cidadãos na política.

Durante o encontro, os presidentes aprovaram a Carta do Coptrel na Cidade de Marechal Deodoro, com os principais encaminhamentos a serem observados pelos tribunais:

1.            Efetivar o aproveitamento dos dados biométricos já validados e adotar as medidas necessárias para celebração de convênios com entidades, públicas e privadas, como ferramenta de expansão do cadastramento digital, proporcionando economia de recursos públicos e uma maior eficiência no atendimento ao eleitor.

2.            Enfatizar, junto a população, a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral como um todo.

3.            Aperfeiçoas a transparência do processo eleitoral.

4.            Implementar melhorias no processo eleitoral, com foco nas eleições de 2020, mediante ações de aprimoramento dos procedimentos.

5.            Valorizar a comunicação social na Justiça Eleitoral. 
(Fonte: Ascom/TRE-MT)

 

Últimas notícias postadas

Recentes