TRE-AC encerra processo eleitoral de 2018 com a diplomação dos eleitos

Foram diplomados 23 deputados estaduais, 7 deputados federais, dois senadores, o governador e o seu vice

DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou nesta quarta-feira, 19, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2018. O evento aconteceu no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC), sob a condução da presidente da Corte, desembargadora Regina Ferrari.

Foram diplomados 23 deputados estaduais, 7 deputados federais, dois senadores, o governador e o seu vice. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo, estando apto a tomar posse no cargo.

Durante a cerimônia, compuseram a mesa de honra, além da presidente do Tribunal, o vice-presidente, desembargador Elcio Mendes e os demais membros da Corte, juízes Olívia Ribeiro, Marcelo Badaró, Armando Dantas Júnior, Marcos Motta, Geraldo Fonseca, e o procurador regional eleitoral, Fernando Piazenski. Estiveram também na mesa de honra o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Ageacre), Vanderlei Freitas Valente, representando o governador do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e o presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius Jardim.

O evento foi prestigiado por mais de 800 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos dos diplomados. A imprensa também esteve presente.

Segundo a presidente do Tribunal, o rito da diplomação é uma etapa imprescindível para que os eleitos possam tomar posse e serve como um atestado de que o candidato escolhido pelas urnas cumpriu as formalidades pela lei eleitoral.

“Portanto, fazemos votos a suas excelências para que, no exercício dos mandatos, sejam todos bons gestores, na observância fiel dos princípios republicanos, erigidos sob a premissa da dignidade constitucional: o da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e o da eficiência”, destacou.

A presidente desejou sucesso aos eleitos e enfatizou que a sociedade espera que eles sejam dedicados às boas obras, comprometidos com os princípios da ética, retidão e zelo pela “coisa pública”.

No decorrer da cerimônia foi exibido um vídeo institucional que narra os desafios enfrentados pela equipe do TRE-AC para fazer eleições no Acre. O evento contou ainda com a apresentação dos músicos Máximo Lopes, Isaac Benevides e Anderson Ribeiro, e da execução dos hinos nacional e acreano pela Banda de Música da Polícia Militar do Acre (PMAC).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido