Corte Eleitoral do Acre apresenta relatório geral de apuração das Eleições de 2018

Comparecimento às urnas em todo o Estado foi de 399.129 eleitores, que representam 72,89% do total de 547.590 aptos a votar

SESSÃO CORTE

Em sessão realizada na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), nesta segunda-feira, 29, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Elcio Mendes, que presidiu a Comissão Apuradora, apresentou o relatório geral da apuração das Eleições Gerais de 2018 neste segundo turno.

De acordo com o relatório, emitido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, o comparecimento às urnas em todo o Estado foi de 399.129 eleitores, que representam 72,89% do total de 547.590 aptos a votar. A abstenção, portanto, foi de 148.461 eleitores, que representam 27,11%. Votos brancos foram 6.594 (1,65%) e votos nulos foram 10.659 (2,67%).

Do total de 1.924 urnas utilizadas em todo o Estado, 12 foram substituídas ao longo do dia e não houve registro de votação manual em nenhuma seção eleitoral.

O relatório, que informa esses e outros dados, ficará disponível na Secretaria Judiciária do TRE para eventuais consultas, informou o presidente da Comissão Apuradora. Ele salientou que não houve apresentação de impugnação às juntas eleitorais.

"Fechando esse ciclo, que será a homologação do processo eleitoral, já teremos uma equipe de planejamento estratégico do Tribunal pensando nas Eleições de 2020", comentou.

O juiz-membro Marcelo Badaró agradeceu pela oportunidade de compor a comissão e contribuir mais de perto com o processo eleitoral. "O trabalho da Justiça Eleitoral é feito com muita transparência e celeridade. Fica aqui o meu agradecimento pela confiança depositada para que eu fizesse parte desse trabalho", disse.

A sessão desta segunda-feira foi a última em que o juiz federal Guilherme Michelazzo participou. Ele, que já compôs a Corte Eleitoral na gestão anterior, voltou ao pleno substituindo a juíza federal Carolynne Macedo, que se encontra de licença, mas deixará o cargo de juiz-membro substituto do Tribunal em razão de transferência para o Estado do Piauí.

"Meu agradecimento por essa acolhida que sempre tive aqui no TRE do Acre. Foi um momento especial participar da segunda eleição consecutiva, junto desse corpo qualificado do Tribunal", destacou o magistrado, que recebeu saudações dos demais membros no momento da despedida.

Segundo a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro, em uma eleição do porte como foi a de 2018, quando o eleitor teve que ir às urnas escolher seis candidatos, era de se esperar algumas dificuldades na votação e, consequentemente, filas grandes nas seções eleitorais. "Apesar das dificuldades, não podemos deixar de reconhecer os acertos e o envolvimento de tantos voluntários para que tudo desse certo", destacou.

Em complemento às palavras da magistrada, o juiz-membro Armando Dantas Júnior disse que "nunca é demais reconhecer os relevantes serviços prestados pelos servidores da Justiça Eleitoral".

A presidente do Tribunal, desembargadora Regina Ferrari, encerrou a sessão afirmando que as Eleições de 2018 foram rigorosamente planejadas. "Guarnecer a legitimidade e a normalidade da eleição é o nosso foco, é o que interessa para a nossa missão constitucional de garantir o exercício do voto e a construção da democracia. Essa é a importância de estarmos juntos. E aqui fica o meu sentimento de gratidão a todos que se envolveram nas Eleições Gerais de 2018".

A magistrada fez um agradecimento especial: “aos irmãos de jornada cívica, extensivos aos nossos servidores, motoristas, canoeiros, pilotos, auxiliares, mesários, carregadores, policiais, militares, delegados, promotores de justiça, juízes, zeladores, supervisores de prédio, técnicos e todos aqueles colaboradores voluntários que vieram abnegadamente nos ajudar. Feliz aquele que pode ser humilde. E que pode ainda ajudar sua Pátria, sem murmurar, com paciência fraternal”.

Ela destacou ainda que mesmo diante das dificuldades, com localidades isoladas no Acre para transmitirem os votos via satélite, o TRE-AC totalizou os resultados às 19h40, apenas 2h40 minutos após o final da votação. "O meu agradecimento especial também aos técnicos da TI, na pessoa da secretária Rosana Magalhães, que foram bravos guerreiros e não mediram esforços para que essa logística de transmissão ocorresse com êxito", finalizou.

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido