TRE-AC homenageia desembargadora Cezarinete Angelim com entrega de medalha à família

Condecoração é concedida aos membros da Corte Eleitoral pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral

HOMENAGEM CEZARINETE
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral à desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim (in memoriam) na tarde desta terça-feira, 16, data em que ela comemoraria aniversário.
A medalha foi entregue à família da homenageada, representada pela mãe Francisca Chagas da Costa, pela irmã Maria Cesarineide de Souza Lima, pelo filho Stephane Quintiliano de Souza Angelim e pelos sobrinhos Paula Cezane, Poline Helena de Araújo Aguiar e Alex Silva de Souza.
Compuseram a mesa de honra os membros da Corte Eleitoral; o procurador do Estado, Luciano Fleming Leitão, representando o governador; a desembargadora Eva Evangelista, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e a irmã da homenageada, Maria Cesarineide de Souza Lima, que é desembargadora do TRT da 14ª Região, com sede em Porto Velho.
Além dessas autoridades, prestigiaram a solenidade os desembargadores do TJAC, Samoel Evangelista, Roberto Barros, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Luís Camolez, e a defensora pública geral em exercício, Simone Santiago. Também estiveram presentes servidores do TRE-AC e do TJAC.
A condecoração é concedida aos membros da Corte Eleitoral pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A magistrada exercia o cargo de vice-presidente do TRE-AC desde agosto de 2017.
Em nome dos demais membros da Corte, a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro, ressaltou a importância da honraria concedida e as qualidades da homenageada: "Penso que Cezarinete não teve só mérito profissional, sua história de vida, desde criança, foi coroada com grandes méritos, entre eles, os de filha, irmã, esposa e mãe", disse no início do discurso.  Em Seguida, disse que a magistrada era uma entusiasta da conciliação e mediação, pois acreditava que esses mecanismos além de aproximar o Judiciário das pessoas, conduziam à pacificação social.
A irmã da homenageada, desembargadora Cesarineide de Sousa Lima, agradeceu aos membros da Corte pela condecoração. "Quero externar a minha emoção de estar hoje aqui nesta casa, que é tão importante para o Brasil, principalmente neste momento de eleições que estamos vivendo. Agradeço à Corte Eleitoral do Acre por essa justa homenagem à minha irmã, que sempre buscou a justiça justa e fraterna", enfatizou.
O ato solene foi marcado por comoção em diversos momentos. Um vídeo contendo fotos de toda a trajetória da homenageada, desde a infância, com acervo cedido pela família, à atuação dela como advogada, juíza e desembargadora foi apresentado com a trilha sonora cantada na voz de uma das filhas da magistrada, Giovanna Angelim.
Antes de encerrar a sessão solene, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, convidou os membros da Corte, para que juntos, entregassem um buquê de flores à mãe da desembargadora Cezarinete, Francisca Chagas da Costa.
"A estimada desembargadora Cezarinete Angelim deixou uma marca indelével em nossos corações, com sua sabedoria e coragem, marcando para sempre esta corte com decisões insofismáveis, também nos presenteou com sua personalidade de mãe amorosa e dedicada, mulher guerreira e batalhadora, desembargadora atuante e comprometida com a justiça, cuja fé transbordava em ações. Que cada um dos presentes sinta o reconforto do consolo de saber que não há fim para aqueles que semearam a justiça", destacou a presidente do Tribunal.
icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido