TRE-AC totalizou eleições do segundo turno às 19h40 deste domingo

Para a presidente do Tribunal , desembargadora Regina Ferrari, as eleições ocorreram dentro da normalidade

Tre totaliza eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) concluiu a apuração dos resultados do segundo das Eleições Gerais de 2018 às 19h40 deste domingo, 28.

O comparecimento às urnas em todo o Estado foi de 399.129 eleitores, que representam 72,89% do total de 547.590 aptos a votar. O índice de abstenção, portanto, foi de 27,11%, maior do que no primeiro turno, que registrou 18,99%.

A eleição para o cargo de governador foi decidida no primeiro turno no Acre. Portanto, os eleitores acreanos voltaram às urnas para participar da eleição apenas para o cargo de presidente.

A avaliação feita pela presidente do Tribunal, desembargadora Regina Ferrari, é que as Eleições transcorreram dentro da normalidade. Do total de 1.924 urnas utilizadas em todo o Estado, 12 foram substituídas ao longo do dia e não houve registro de votação manual em nenhuma seção eleitoral.

No final da votação, a magistrada atendeu a imprensa juntamente com o vice-presidente do Tribunal, desembargador Elcio Sabo Mendes e a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro.

 "O exercício do voto foi garantido ao cidadão, que atendeu ao nosso chamado e compareceu às seções com paciência cívica, digitando o número do seu candidato na urna sem pressa para que as informações fossem visualizadas antes da confirmação do voto".

Ela agradeceu o empenho das mais de 18 mil pessoas mobilizadas para as Eleições Gerais de 2018, o que garantiu que toda a logística fosse executada com êxito. Também agradeceu o apoio da imprensa, que tem se posicionado como grande parceira das instituições no combate às fake news.

"Foi uma grande jornada cívica, uma tarefa hercúlea. Fazer eleições no Acre é um grande desafio, mas todos se irmanaram: mesários, estudantes, servidores públicos, autônomos, militares, delegados de polícia, peritos, juízes, promotores, motoristas, canoeiros, pilotos, voluntários que abnegadamente vieram e contribuíram com o exercício da democracia", destacou.

Para o vice-presidente do Tribunal, desembargador Elcio Sabo, é sempre possível melhorar as próximas eleições. "O trabalho continua. Após as eleições faremos uma avaliação das atividades que desenvolvemos ao longo dos dois turnos e com esse levantamento, que realizaremos junto aos juízes eleitorais, vamos construir uma Justiça Eleitoral mais próxima e sempre atendendo os anseios da sociedade", destacou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido