Verificação de sistemas encerra preparação das urnas eletrônicas no Acre

Procedimento é público, mas não houve comparecimento de representantes de partidos ou de cidadãos

Lacre de Urna

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou neste domingo, 30, a Verificação Pré-Pós Eleição (VPP) dos sistemas instalados nas urnas da 9ª Zona Eleitoral, encerrando o procedimento de carga e lacre de mais de 2 mil urnas que serão utilizadas nas Eleições de 2018 em todo o Estado. O mesmo procedimento foi realizado pelas outras oito zonas eleitorais ao longo da semana passada.

As VPPs foram acompanhadas pelos juízes eleitorais de cada zona. Neste domingo, além da juíza eleitoral da 9ª Zona, Rogéria Epaminondas, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, também acompanhou a verificação. Todos os procedimentos realizados com as urnas eletrônicas, que incluem geração de mídias com dados dos candidatos e eleitores, carga e lacre das urnas, além da verificação dos sistemas são públicos, mas não houve comparecimento de representantes de partidos ou de cidadãos.

Segundo a juíza eleitoral Rogéria Epaminondas, é dever da Justiça Eleitoral dar transparência ao processo eleitoral. "Temos mais de 22 anos de funcionamento das urnas eletrônicas no Brasil sem nenhum registro de fraude. Todos os anos especialistas brasileiros e estrangeiros fazem diversos testes nas urnas, com o objetivo de torná-la ainda mais segura. O resultado desses testes fica disponível para o cidadão consultar e, além disso, estamos sempre de portas abertas para receber quem tiver interesse de conhecer o nosso sistema eletrônico de votação", enfatizou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido