TRE-AC homenageia ministro Tarcisio Vieira com outorga de Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

Na ocasião, o ministro proferiu aula magna de abertura do ano letivo da EJE-AC

TRE-AC homenageia ministro Tarcisio Vieira com outorga de Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, na manhã desta quinta-feira, 21, no plenário do Tribunal.  

A medalha foi entregue ao homenageado pelas mãos da presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, após o ministro ter sido conduzido à frente da bancada pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Elcio Mendes e pelo juiz-membro da Corte, Marcos Motta.

Compuseram a mesa de honra os membros da Corte Eleitoral; o deputado Janilson Lopes Leite, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Francisco Djalma; e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ilmar Nascimento Galvão, Ex-Membro do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que na ocasião também foi homenageado com flores amazônicas, como símbolo de carinho pelo seu legado.

Prestigiaram a solenidade o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre, Erick Venâncio, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Conselheiro Antônio Cristovão de Messias, o Procurador-Geral do Estado do Acre, João Paulo Setti Aguiar, a Superintendente Regional da Polícia Federal do Acre, Delegada Federal Diana Calazans, a desembargadora do TJAC, Eva Evangelista, o Capitão José Sérgio, representando o Comandante do 4° batalhão de Infantaria e Selva, além de outras autoridades do Estado. Também estiveram presentes a família do homenageado e servidores do TRE-AC.

A comenda foi entregue em conformidade com a Resolução do TRE-AC, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado, por sua contribuição para o engrandecimento, fortalecimento e respeitabilidade da Justiça Eleitoral.

Em nome dos demais membros da Corte, o juiz-membro Marcelo Badaró ressaltou a importância da honraria concedida e as qualidades do homenageado: "Sua passagem à frente da Escola Judiciaria Eleitoral do TSE foi marcada por ações que por si só revelam o espírito de educador que lhe move ", destacou.

Para a presidente do TRE-AC, a honraria do ministro Tarcisio Vieira não está apenas no brilhantismo de sua carreira profissional, mas também na qualidade de cidadão e no amor dedicado a Justiça Eleitoral do Brasil. "Muito obrigado e fica nosso agradecimento profundo por ter vindo ao Acre", disse.

"É uma honra muito grande ser homenageado por este Tribunal, e minha honra é maior por ter meu nome escrito na história do TRE-AC. Muito obrigado a todos pela linda homenagem", agradeceu o ministro.
 
Ministro profere aula magna de abertura do ano letivo da EJE-AC

Após a sessão solene o homenageado proferiu aula magna de abertura do ano letivo da Escola Judiciária Eleitoral do Acre (EJE), com o tema "Balanço das Eleições 2018 e os novos desafios para o pleito de 2020".

Dentre os assuntos abordados, o ministro falou sobre o financiamento de campanha eleitoral, discorreu sobre a participação feminina no processo eleitoral e sobre as fakenews. "Democracia sem informação não é democracia verdadeira", apontou.

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito do Estado também pela Universidade de São Paulo (2015). Exerce os cargos de ministro do TSE, subprocurador-geral do Distrito Federal e de professor adjunto da Universidade de Brasília. Exerceu o cargo de diretor da Escola Judiciária Eleitoral no TSE entre 2017 e 2018.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido