TRE-AC participa do 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão

Desafios e oportunidades na implementação da legislação voltada para as pessoas com deficiência foram discutidos durante o evento

TRE AC SETEMBRO 2019 ENCONTRO ACESSIBILIDADE

Representado pelo juiz Giordane Dourado, titular da 9ª Zona Eleitoral (Rio Branco), e pelo servidor Cláudio Barbosa, da Corregedoria Regional Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) participou, nos dias 19 e 20 deste mês, do 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília-DF.

Giordane Dourado e Cláudio Barbosa exercem, respectivamente, os cargos de presidente e secretário da Comissão Permanente de Acessibilidade do TRE-AC.

Para o magistrado, que avaliou o evento como de extrema relevância, o encontro, “além de alavancar as discussões relativas aos desafios e às oportunidades quanto à aplicação da legislação voltada para as pessoas com deficiência, vem estimular a cobrança ao Estado Brasileiro e instituições para que estes confiram efetividade a essas normas, para que, a partir da conscientização e da educação, estas se concretizem”.

Durante a abertura do evento, na última quinta-feira, 19, a presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão do STJministra Nancy Andrighi, afirmou que, “no âmbito do Direito, ainda estamos longe do ideal e que a causa das pessoas com deficiência é de todos nós”.  

A ministra asseverou que, “tirar leis do papel não é tarefa isolada do Legislativo ou do Judiciário. Muitos somente percebem a importância dos direitos garantidos na lei quando se veem necessitados deles, quando inesperadamente passam a fazer parte das estatísticas que eram invisíveis para eles mesmos. É o trabalho de todo o cidadão brasileiro, com ou sem deficiência”.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido