Museu do voto

Banner da página sobre o Museu do Voto.

A história do TSE, órgão máximo da Justiça Eleitoral, entrelaça-se à história da política brasileira, uma vez que parte da construção da democracia e da cidadania no país foi concretizada por meio da atuação deste Tribunal.

O Museu do Voto tem a finalidade de pesquisar, preservar e difundir a história eleitoral brasileira e a memória da Justiça Eleitoral, com observância dos valores institucionais e com o intuito de servir à sociedade e ao fortalecimento da democracia.

Com esse objetivo, o Museu desenvolve atividades educativas, expositivas, de pesquisa e de tratamento do acervo museológico.

Para conhecer um pouco sobre a história das eleições, leia o livro Eleições no Brasil: uma história de 500 anos

O acervo do Museu do Voto é composto por objetos e documentos históricos que marcam a trajetória da Justiça Eleitoral. Destaca-se no conjunto a coleção completa dos títulos eleitorais e das urnas eletrônicas, urnas do século XIX e XX, cédulas e diplomas eleitorais, dentre outros.

Para saber mais sobre alguns desses itens, clique aqui.

 

Serviço

Pesquisa sobre o acervo

Conheça nosso acervo digital

Desde 2010, o Programa Educativo integra o plano museológico do Museu do Voto e é oferecido aos estudantes de ensino fundamental e de ensino médio das redes pública e privada.

O programa consiste em visita guiada à exposição que estiver aberta ao público, seguida de oficina artístico-educativa. Na oficina, os estudantes são convidados a refletir sobre os conteúdos abordados, como também sobre temas a eles transversais, como democracia, cidadania, participação política e inclusão. Tais reflexões resultam na confecção de trabalhos artísticos, como poesia, desenho ou música. Por fim, os participantes têm a oportunidade de simular uma votação na urna eletrônica.

As escolas que desejam agendar o serviço devem fazer contato por meio do e-mail museu@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-9285/9283.

Conheça também as exposições de curta e longa duração do TSE.