TRE-AC: Inteligência Artificial em pauta
TRE do Acre e TRE da Bahia estabelecem tratativas para implantação do sistema de Inteligência Artificial Janus
Durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, objetivando modernizar os processos eleitorais, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, reuniu-se com o Presidente do TRE baiano, Desembargador Roberto Maynard Filho, com intenção de estabelecer tratativas para implantação do sistema de Inteligência Artificial Janus.
Desenvolvido pelo TRE-BA por iniciativa do presidente do Regional, Desembargador Roberto Maynard Frank, o Sistema Janus é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Na prática, os bots são usados para executar tarefas repetitivas, o que contribui para o julgamento mais célere de processos de baixa complexidade na Justiça Eleitoral.
Desde junho de 2021, quando foi implantado pelo TRE baiano, o Janus vem colaborando com aprimoramento da Justiça Digital e modernização tecnológica da Justiça Eleitoral. A utilização da ferramenta já reflete no aumento dos indicadores de produtividade e na maior agilidade na entrega da prestação jurisdicional aos cidadãos.
“A parceria envolverá o compartilhamento de conhecimento técnico e expertise do regional eleitoral baiano, que permitirá uma integração eficiente do Sistema Janus nos contextos eleitorais específicos do Acre. A colaboração entre os dois estados demonstra o compromisso em buscar soluções inovadoras para aprimorar o julgamento dos processos”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.