TRE-AC utiliza link de contingência para manter serviços operando após rompimento da fibra óptica

Esse plano permitiu que o tribunal continuasse a operar sem nenhuma interrupção

Esse plano permitiu que o tribunal continuasse a operar sem nenhuma interrupção

Em uma demonstração de contenção de risco, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) garantiu a continuidade de seus serviços após um inesperado rompimento da fibra óptica. A utilização de um link de contingência se mostrou crucial para manter as operações da Justiça Eleitoral em pleno funcionamento durante o contratempo.

No último domingo, 27, uma interrupção na conexão de fibra óptica, por conta de obras realizadas na rua Rio de Janeiro, em Rio Branco, ameaçou interromper a comunicação e o acesso a sistemas vitais no Tribunal Regional Eleitoral do Acre. A situação, que poderia ter gerado a paralisação de importantes serviços, exigiu uma resposta rápida e eficiente por parte da equipe técnica do TRE.

Diante da emergência, de forma automática, o TRE acionou seu link de contingência, que incluiu a ativação de um “link redundante de acesso à internet”. Esse link alternativo, configurado para entrar em ação em situações de falha da conexão principal, permitiu que o tribunal continuasse a operar sem nenhuma interrupção.

“A ausência dessa capacidade de funcionamento em situações adversas, nesse caso, a existência de dois links de acesso a internet que funcionam de forma redundante, um da empresa NBS (que é o link inoperante) e o outro da empresa clicknet ( que está operacional) faria com que o TRE/AC passasse pelo dissabor de ficar desconectado da rede mundial de computadores por pelo menos 48h. Durante essas 48h não haveria atendimento ao eleitor, sessões plenárias, como quaisquer outros serviços que dependam da infraestrutura de acesso a internet”, explicou Edcley Firmino – Chefe da Seção de Redes – SEREDE.

O incidente destaca a importância de ter planos de contingência sólidos e sistemas de backup em vigor para garantir a continuidade das operações em caso de problemas técnicos inesperados. A atuação ágil do Tribunal para lidar com a situação demonstra o compromisso da instituição em assegurar a integridade dos processos e serviços que estão sob sua responsabilidade. A rápida ação da equipe técnica garantiu que os serviços eleitorais e administrativos continuassem operando sem interrupções, mostrando o comprometimento do TRE acreano em fornecer um serviço confiável e resiliente para a comunidade.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido