Módulo Eleitoral é foco de capacitação dos novos magistrados

Curso foi realizado em parceria com a Escola do Judiciário e Núcleo de Gestão da Qualidade do TRE/AC

Curso foi realizado em parceria com a Escola do Judiciário e Núcleo de Gestão da Qualidade do TR...

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a Escola do Judiciário (ESJUD) e o Núcleo de Gestão da Qualidade do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizaram o curso de formação inicial – módulo eleitoral, para os novos magistrados do TJAC.

Temas como direito constitucional eleitoral, atos preparatórios das eleições; cadastramento eleitoral, registro de candidatura e propaganda eleitoral, ações eleitorais, segurança das urnas, pesquisas eleitorais, financiamento de campanha e prestações de contas, gestão e logística das eleições, sistemas informatizados de votação e apuração, foram tratados por especialistas do TRE-AC.

“A inserção da matéria direito eleitoral é uma inovação promovida pela ESJUD e Núcleo de Gestão da Qualidade TRE/AC. Inovação essa que merece ser exaltada, uma vez que se antecipa a questões que futuramente os senhores magistrados e magistradas irão enfrentar, tendo em vista que durante sua atuação, é de todo natural que Vossas Excelências, em dado momento, exercerão a jurisdição eleitoral”, destacou o Des. Francisco Djalma.

Para a Juíza de Direito Nuna Cordeiro, foram três dias muito intensos e de muito aprendizado. “O Direito Eleitoral é muito complexo e tem diversas nuances. Estudamos quando vamos fazer concurso e o módulo eleitoral foi bastante interessante, pois permite que a gente reveja e revisite todos os temas que vimos, agora na prática da forma que vao precisar para atuar de forma plena para que possamos realizar as eleições nas comarcas que estaremos da forma mais segura e tranquila permitindo que a democracia aconteça", disse.

“Agradeço aos servidores do TRE-AC que aceitaram o desafio de executar o módulo eleitoral. Até porque sabemos que não é fácil dar aula para juiz. Espero que o curso tenha sido proveitoso, pois, em breve, cada um de vocês estarão em suas comarcas e colocarão em prática tudo que foi repassado aqui”, salientou a Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Zenice Motta.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido