Diretores de escolas judiciárias eleitorais participam de encontro no Recife

Evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de março

Evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de março

Dos dias 15 a 17 deste mês, aconteceu a XIX edição do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), em Recife/PE. Promovido pelo TRE-PE, o evento reuniu dirigentes das escolas judiciárias eleitorais e assessores de comunicação dos TREs e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE-AC esteve representado pela Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Acre, Juíza Carolynne Souza de Macêdo Oliveira; e pela coordenadora da EJE-AC, Ana Cátia Andrade.

A XIX edição do CODEJE teve como tema “O papel das EJEs no fomento à diversidade na política”. Foram três dias de debates sobre o tema e também de discussões sobre boas práticas das escolas de todo o país. O evento contou com palestras do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach, diretor da EJE do TSE, que falou da importância da diversidade na política logo na abertura do evento. O Ministro ressaltou na sua fala que esta edição do CODEJE fecharia um ciclo, já que o colégio foi criado em 2013, há exatamente uma década, justamente no Recife. “Começamos esta caminhada no Recife e estamos aqui hoje para celebrar o fechamento de um ciclo”, disse ele.

O CODEJE também contou com exposições da advogada Gabriela Rollemberg (DF), sobre violência política de gênero e a participação da mulher na política; do Instituto Enegrecer (PE), que tratou de compliance antidiscriminatório; e do Instituto Palavra Aberta (SP), sobre educação midiática.

Para a Juíza Carollyne Oliveira, eventos dessa espécie são sempre positivos, pois além de permitirem a conexão e o alinhamento entre as diversas escolas, estimulam o debate público acerca de temas caros à democracia brasileira. “As escolas, enquanto espaços de produção e difusão do saber, muito podem contribuir para o amadurecimento social e para o incremento de um ambiente eleitoral que melhor reflita a diversidade cultural e o pluralismo que caracterizam o nosso país”, afirmou.

“Especialmente, ações desenvolvidas no eixo cidadania são capazes de fazer com que o eleitor brasileiro, do presente ou do futuro, veja com nitidez que espaços públicos são destinados a todos os grupos sociais e melhor estarão ocupados quando parcela de cada um desses grupos se fizer presente”, complementou.  

O CODEJE tem como objetivo o aprimoramento da atuação das Escolas Judiciárias Eleitorais, promovendo o estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa e à produção científica em matéria eleitoral e alinhando as estratégias e diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as particularidades encontradas em cada Regional. Esta edição teve como tema central o fomento à diversidade na política.

Ao final do evento, foi redigida a Carta do Recife, trazendo as conclusões dos debates e norteando futuras ações das Escolas Judiciárias Eleitorais.

O evento finalizou com a escolha dos novos dirigentes regionais do Colégio, recaindo sobre a Diretora da EJE/AC a representação dos estados do Norte do país. A próxima edição do CODEJE acontecerá no Espírito Santo.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido