TRE-AC promove palestra em comemoração ao Dia da Mulher

Conquistas femininas e dificuldades de acesso das mulheres aos cargos de poder foram abordados pela especialista Bianca Silva

Conquistas femininas e dificuldades de acesso das mulheres aos cargos de poder foram abordados p...

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou a palestra virtual “Quais as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nos espaços de poder e decisão”, com a especialista Bianca Gonçalves e Silva.

O Presidente do TRE-AC, Des. Francisco Djalma, fez a abertura do evento e parabenizou todas as mulheres, destacando que a data deve ser sempre lembrada porque reaviva a esperança por igualdade de direitos, de uma sociedade plural e diversa.

“Devemos refletir sobre a violência política contra as mulheres. Refletir sobre a baixa representatividade das mulheres, no exercício de mandatos políticos, em todos os níveis de nosso Estado Federativo. Para vivermos a plenitude de uma sociedade livre, justa e solidária, no contexto de um Estado Constitucional e Democrático de Direito, é preciso renovar as esperanças e consolidar as memórias das lutas de nossas sufragistas e de seus ideais mais genuínos”, lembrou o magistrado.

A palestrante Bianca Silva listou as conquistas femininas no Brasil, refletiu sobre as dificuldades de acesso das mulheres aos cargos de poder e apresentou um diagnóstico da participação feminina no Poder Judiciário.

“Precisamos mudar a sociedade. Há situações que somente o direito e a lei não dão conta. Vivemos em uma sociedade machista e patriarcal. A mudança começa a partir de nós. Por isso, é importante não nos calarmos. Se a gente se cala e nada acontece, não vamos evoluir enquanto sociedade”, disse Bianca.

Mulheres no Poder Judiciário

  • 38,8% de magistradas em atividade;
  • As mulheres representam 56,6% do total dos servidores que atuaram no Poder Judiciário nos últimos 10 anos;
  • O percentual de magistradas nos cargos de Desembargadoras, Corregedoras, Vice-Presidentes e Presidentes permanece no patamar de 25% a 30%;
  • Entre às Juízas e aos Juízes Substitutos, o número de mulheres aproximou-se ainda mais ao de homens (de 41,9% para 45,7%).

“A partir das inquietações é que vamos construir uma nova sociedade, refletindo sobre o nosso papel e tudo que podemos fazer para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e representativa. Isso é obrigação de todos nós!”, finalizou Bianca.

A palestra contou com a importante parceria da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Acre e Comissão de Participação Feminina do TRE-AC.

Bianca Silva é advogada, mestranda em direito na Universidade de Brasília -UnB; pós-graduada em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral; co-fundadora da Representativa; pesquisadora do LiderA - observatório eleitoral do IDP; integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP; do Observatório de Violência Política Contra a Mulher e da ABMCJ/DF.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido