Ministro Alexandre de Moraes visita ambiente do Teste da Urna 2023

Presidente do TSE disse que mais de 82% das brasileiras e brasileiros confiam na urna e agradeceu participação de investigadores

Presidente do TSE disse que mais de 82% das brasileiras e brasileiros confiam na urna e agradece...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, visitou no início da tarde desta quinta-feira (30) o ambiente em que é realizado o Teste Público de Segurança da Urna 2023, localizado no terceiro andar do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF). Ele esteve no espaço acompanhado de ministras e ministros da Corte.

Na ocasião, Alexandre de Moraes exaltou o alto nível de confiança que as brasileiras e os brasileiros têm nas urnas eletrônicas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em março de 2022, mostrou que 82% da população acredita no sistema eleitoral do país. “O eleitor acredita na urna. Sabe que o que apertar é a sua vontade. Então, nós, na Justiça Eleitoral, trabalhamos sempre acreditando na confiança total das unas eletrônicas”, garantiu o ministro.

O presidente do TSE lembrou ainda que, nas Eleições Gerais de 2022, ocorreram alguns fatos atípicos. Houve, por exemplo, queda tanto na quantidade de votos nulos e em branco quanto no índice de abstenção no segundo turno, que costuma ser maior do que o registrado na primeira etapa da votação. “A maior prova de confiança nas unas eletrônicas é o comparecimento maciço do eleitorado. Quem não confia, não comparece”, disse o magistrado.

Assista à transmissão do 4º dia do Teste da Urna e a visita do presidente do TSE ao local

Agradecimento aos participantes do Teste Público

O ministro Alexandre de Moraes ainda agradeceu às investigadoras e aos investigadores inscritos no evento pela relevante contribuição ao processo eleitoral e anunciou a possibilidade de extensão da testagem por mais um dia, a pedido do grupo formado por peritos da Polícia Federal (PF).

“Ninguém mais do que vocês para comprovar isso [a segurança da urna eletrônica], ficando a semana toda aqui, tendo o que é possível, tentando invadir aqui, ali. Isso é muito importante. Também é para o nosso aperfeiçoamento. Cada vez mais o Tribunal Superior Eleitoral vai se aperfeiçoando para que a gente possa todo ano garantir aos nossos mais de 156 milhões de eleitores a tranquilidade na hora de votar como foi o ano passado”, observou o presidente do TSE.

Transparência da Justiça Eleitoral

Durante a passagem pelo espaço do Teste Público, o ministro destacou a importância do evento, que, além de ser uma demonstração clara da transparência da Justiça Eleitoral, também constitui uma das dezenas de oportunidades de auditoria e fiscalização do sistema eletrônico de votação.

“Esses técnicos e técnicas que nos auxiliam, eles vão cada vez mais contribuindo para que nós possamos nos aperfeiçoar e garantir, de dois em dois anos, que os nossos mais de 156 milhões de eleitores possam, com absoluta tranquilidade e serenidade, votar sabendo que o seu voto vai ser repercutido corretamente na urna e a sua escolha vai depois ser proclamada”, afirmou Alexandre de Moraes.

Veja o perfil e planos de testes elaborados pelos investigadores.

Ao longo desta semana, especialistas em Tecnologia da Informação de fora da Justiça Eleitoral estão no TSE para testar publicamente, no evento, a segurança dos equipamentos que coletam o voto do eleitorado.

Fonte: TSE

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido