Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais discutem Inteligência Artificial e boas práticas em Macapá

Os principais desafios para a realização das Eleições 2024 foram destaques durante o 85º Coptrel

Os principais desafios para a realização das Eleições 2024 foram destaques durante o 85º Coptrel

Nesta sexta-feira, 7, encerrou-se o 85° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL) em Macapá, reunindo líderes da Justiça Eleitoral de todo o país para discutir temas essenciais como as Eleições de 2024, inteligência artificial e boas práticas administrativas.

As próximas eleições municipais foram um dos principais tópicos abordados. A preparação para o pleito envolve desafios logísticos e tecnológicos, destacando a importância de estratégias eficazes para garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral.

Entre as boas práticas apresentadas, o projeto Cartório Sustentável da 11ª Zona Eleitoral do Amapá foi um destaque. A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais nas operações diárias dos cartórios eleitorais. Já o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí compartilhou o Sistema de Eleições Comunitárias (ELCOM), utilizado com sucesso nas eleições dos Conselheiros Tutelares Municipais de 2023.

O Desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, Presidente do TRE de Minas e do COPTREL, enfatizou a importância da valorização da Ouvidoria como um órgão de alta administração nos Tribunais Regionais Eleitorais. Ele também incentivou o atendimento itinerante, uma prática que visa aumentar o alcance e a eficiência dos serviços eleitorais, especialmente em áreas remotas.

O Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, esteve presente e contribuiu com as discussões, reforçando a importância da troca de experiências e conhecimentos entre os tribunais para o fortalecimento da Justiça Eleitoral brasileira. Na oportunidade, destacou algumas ações realizadas pelo regional acreano, como o atendimento aos povos indígenas da aldeia Jatobá, no município de Assis Brasil.

“Estes encontros nos permite trocar experiências, discutir inovações e fortalecer a nossa Justiça Eleitoral em um momento tão importante para o país, como a preparação para as eleições de 2024. Aproveito para parabenizar o Presidente do TRE-AP, Desembargador João Lages, pela excelente organização do Coptrel. A hospitalidade e a eficiência com que este evento foi conduzido são exemplares e refletem o compromisso do TRE-AP com a excelência e a inovação”, afirmou o Desembargador Júnior Alberto.

Eleição da Nova Presidência do COPTREL

Durante o encontro, ocorreu a eleição para a nova presidência do Colégio. O Desembargador Silmar Fernandes, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), foi eleito presidente, enquanto o Desembargador João Lages, do TRE Amapá, continuará como Vice-Presidente. A próxima edição do encontro, a 86ª, será sediada pelo TRE da Paraíba, prevista para os dias 21 e 22 de novembro de 2024.

Foto: TRE-AP

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido