Teste de Sistemas Eleitorais: Participação do TRE-AC reforça preparativos para Eleições

Evento em Curitiba avalia tecnologias para garantir integridade e acessibilidade nas Eleições Municipais

Evento em Curitiba avalia tecnologias para garantir integridade e acessibilidade nas Eleições Mu...

Entre os dias 17 a 21 de junho, especialistas de todo o Brasil se reuniram, em Curitiba, para o Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna, que contou com a presença da Diretora-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Rosana Magalhães, e da Assessora de Gestão Eleitoral, Clícia Quintela.

O evento, que reuniu técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs), teve como principal objetivo a homologação dos sistemas eleitorais. Estes sistemas são fundamentais para a preparação e carga das urnas, votação, totalização e divulgação dos resultados eleitorais. José de Melo Cruz, coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, enfatizou a importância da testagem, destacando que ela faz parte do projeto de construção dos sistemas eleitorais. “Trazemos equipes técnicas com bastante conhecimento para esmiuçar cada sistema, verificar se há alguma possibilidade de melhoria e, assim, garantir uma eleição íntegra e segura”, explicou.

Durante o Teste, as representantes do Acre colaboraram na verificação e melhoria dos sistemas, assegurando que todos os procedimentos sejam executados com a máxima precisão e transparência.

A Diretora-Geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, destacou a relevância da participação do Acre no evento: “A interação com especialistas de todo o país nos proporciona uma oportunidade única de avaliar e aprimorar os sistemas que utilizaremos nas próximas eleições. Nosso objetivo é assegurar que cada voto seja registrado e contabilizado de forma precisa, transparente e segura. A colaboração entre os tribunais regionais e o TSE é fundamental para atingirmos esse objetivo e proporcionar aos eleitores a confiança necessária no sistema eleitoral”, destacou.

Além da preparação técnica, o teste em campo também visou exercitar a integração de outros sistemas relacionados ao processo eleitoral, incluindo julgamentos, atualização e divulgação de registros de candidaturas, e o processamento de justificativas e de faltosos. Um dos focos deste ano foi a testagem de novos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas, garantindo que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto de maneira inclusiva.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido