TRE-AC conquista o terceiro lugar no Prêmio de Inovação Eleitoral

Premiação foi realizada na noite desta quinta-feira, 16, no TSE

Premiação foi realizada na noite desta quinta-feira, 16, no TSE

O projeto “Pacto pela Democracia - Rede de Fortalecimento Institucional e Combate à Desinformação” - idealizado pelas servidoras Rosana Magalhães e Daniele Carlos, do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, conquistou o terceiro lugar no I Prêmio de Inovação Eleitoral, na categoria “Transparência e fortalecimento da Justiça Eleitoral”.

A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última quinta-feira, 16, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e contou com a participação do Presidente e Corregedor Eleitoral, Desembargadores Júnior Alberto e Laudivon Nogueira, respectivamente; da Ministra Edilene Lôbo; do Diretor-Geraldo TSE, Rogério Galloro e do Secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento do TSE, Cleber Schumann.

Na abertura do evento, Rogério Galloro afirmou que a premiação visa estimular novas ações inventivas que solucionem problemas comuns entre os órgãos da Justiça Eleitoral, com o compartilhamento de boas práticas e ideias que resultem na aproximação dos cartórios e dos tribunais eleitorais. “As iniciativas coletadas permitirão uma administração mais eficiente dos recursos informacionais, orçamentários e humanos da Justiça Eleitoral, evitando retrabalho e permitindo a solução de problemas comuns com sinergia e eficiência”, declarou.

O Secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento do TSE, Cleber Schumann, afirmou que o prêmio incorpora boas práticas observadas em premiações do Poder Judiciário, como o Prêmio Inovare e as promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Realizar uma premiação voltada a profissionais que atuam nos órgãos eleitorais e que, diante de uma dificuldade, têm a vontade de fazer algo diferente e melhor, com criatividade e sinergia, buscando colher um resultado útil para a Justiça Eleitoral, é algo que deve ser celebrado e regularmente repetido”, disse.

Sobre o Prêmio

Promovido pelo TSE, o Prêmio de Inovação Eleitoral é um reconhecimento a projetos e ações desenvolvidos na Justiça Eleitoral e que tenham contribuído para a melhoria das atividades funcionais e do atendimento prestado à sociedade. Ao todo, a primeira edição do prêmio contou com a participação de 400 inscritos de 26 TREs e do TSE.

Os três finalistas de cada categoria foram escolhidos por comissões avaliadoras, nomeadas pela Portaria TSE nº 201/2024. Os vencedores foram escolhidos a partir de votação realizada entre os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

“Competir ao lado de iniciativas de destaque, como as do TSE e do TRE de Pernambuco, e conquistar o terceiro lugar é uma honra que nos motiva a continuar inovando. Nosso projeto nasceu da necessidade de enfrentar os desafios impostos pela desinformação, que ameaça a integridade do processo eleitoral e a confiança do eleitorado. Através da colaboração entre diversas instituições, conseguimos criar uma rede de proteção que fortalece nossa democracia, disse Rosana Magalhães - Diretora-Geral do TRE-AC e uma das idealizadoras do projeto premiado.

Este mesmo sentimento foi compartilhado pela servidora Daniele Carlos ao informar que a conquista é de todos os servidores do TRE-AC, que incansavelmente trabalham por uma Justiça Eleitoral mais forte e transparente. “Que este prêmio inspire novas ideias e projetos que continuem a elevar a qualidade e a credibilidade do nosso trabalho. Afinal, inovação está no DNA do Tribunal Regional Eleitoral do Acre”, afirmou.

Para o Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral, essa premiação é fundamental para incentivar novas propostas. “É muito importante esse reconhecimento das iniciativas que o TRE do Acre tem, a exemplo do e-Título, e agora mais esse projeto que muito nos dignifica. Deixo um recado para nossos servidores: todos têm potencial, todos podem ser uma usina de ideias e tenho certeza de que novos projetos inovadores surgirão”, destacou o Des. Laudivon Nogueira.

“Estamos muito orgulhosos desta conquista e convido todos os nossos servidores a se engajar nessa bandeira de boas práticas com vistas ao reconhecimento e projeção da Justiça Eleitoral do Acre no cenário nacional”, enfatizou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.

Pacto Pela Democracia

O "Pacto pela Democracia", realizado durante as Eleições de 2022, tem como objetivo principal combater a disseminação de informações falsas, inverídicas ou gravemente descontextualizadas que possam afetar a imagem da justiça eleitoral, bem como a integridade do processo eleitoral, incluindo a votação, apuração e totalização de votos.
 
A iniciativa não se restringiu apenas ao âmbito do TRE-AC, mas sensibilizou diversas instituições parceiras sobre a importância de aderir à rede de proteção e atuar em conjunto no combate aos efeitos nocivos da desinformação. A colaboração entre diferentes entidades visa preservar a reputação institucional e fortalecer a tranquilidade do processo eleitoral.

Foto: TSE

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido