Sessão Solene marca posse de Waldirene Cordeiro na Presidência do TRE-AC

Cerimônia também empossou Lois Arruda como Membro Efetivo e Vice-Presidente/Corregedor Regional Eleitoral

Cerimônia também empossou Lois Arruda como Membro Efetivo e Vice-Presidente/Corregedor Regional ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, no início da noite desta quinta-feira, 14, Sessão Solene marcada pela posse do Desembargador Lois Arruda como Membro Efetivo da Corte e, simultaneamente, pela eleição e posse da Desembargadora Waldirene Cordeiro como Presidente e do próprio Desembargador Lois como Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral para o biênio 2025-2027.

A cerimônia, realizada no plenário da instituição e transmitida ao vivo pelo canal oficial no YouTube, reuniu autoridades dos três poderes e representantes de diversas instituições, entre eles o Corregedor da Procuradoria Geral do Estado do Acre, Gerson Ney Vilela, representando o Governo do Estado; o Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Laudivon Nogueira; o 1º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Pedro Longo; o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Rodrigo Aiache Cordeiro; a Procuradora-Geral Adjunta para assuntos administrativos e institucionais do Ministério Público do Estado, Rita de Cássia Nogueira; e a Defensora Pública-Geral, Juliana Marques Cordeiro. Participaram de forma remota as juízas Luzia Farias e Lilian Deise Braga Paiva.

Prestigiaram também o evento, os Desembargadores Júnior Alberto, Roberto Barros, Luís Camolez, Élcio Mendes, Denise Bonfim, Samoel Evangelista, Eva Evangelista e Pedro Ranzi.

Sessão Solene de Posse

Em nome da Corte Eleitoral, a Juíza Rogéria Epaminondas deu as boas-vindas aos empossados. “Desejo que o novo biênio seja tão alvissareiro, bem-sucedido e reconhecido quanto os anteriores. A união dos membros, servidores e colaboradores será fundamental para realizar o melhor trabalho possível, garantindo que a gestão seja entregue com excelência ao final do mandato”, disse. 

Ao assumir as funções de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, o Desembargador Lois Arruda destacou que a Justiça Eleitoral atua com “escuta imparcial, firmeza técnica e sensibilidade democrática, em pleno respeito à construção da República e às suas leis”.  Segundo ele, a função corregedora e administrativa “impõe zelo pela integridade institucional, orientação clara aos juízes e cartórios eleitorais e compromisso com a eficiência do serviço público”. 

O Desembargador Lois Arruda reafirmou seu apreço pela democracia representativa e pelo Estado de Direito. “A democracia não é apenas uma forma de governo, é um valor que precisa ser cultivado no convívio social, nos gestos de tolerância e na defesa da verdade como critério de debate político e público. Nosso compromisso é com a legalidade, a igualdade e a lisura, não com interesses transitórios”, destacou. 

Em seu discurso, o Deputado Estadual Pedro Longo elogiou a atuação do TRE-AC. “A Justiça Eleitoral acreana tem dado contribuições inestimáveis para a democracia, chegando aos seringais mais isolados e às aldeias indígenas. Muitas vezes, é um dos primeiros estados brasileiros a encerrar os seus trabalhos, demonstrando competência e compromisso”, disse. 

O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Laudivon Nogueira, ressaltou a parceria histórica entre as instituições, afirmando que “essa cooperação, baseada em valores republicanos, contribui para a eficiência dos serviços e para o aperfeiçoamento contínuo da jurisdição eleitoral”. Ele anunciou que, com apoio do TRE-AC, será realizada a primeira eleição para juiz de paz do Estado, prevista para novembro. “Tenho plena certeza, Desembargadora Waldirene, de que a direção eleitoral atuará com firmeza e sensibilidade, garantindo que cada etapa do processo reflita a vontade soberana do cidadão”, garantiu.

Representando o Governo do Estado, o Corregedor da Procuradoria Geral, Gerson Ney Vilela, afirmou que a posse da nova Presidência “não é apenas uma transição de cargos, mas a renovação de um compromisso com o Brasil real, com suas vozes tantas vezes esquecidas e com a fé, muitas vezes abalada, nas instituições públicas”. Ele acrescentou afirmando que o TRE é o coração que pulsa nos bastidores da democracia. “Liderar esta Corte é assumir um chamado ético para proteger não apenas as regras do jogo, mas o próprio espírito democrático”, falou. 

Em seu discurso, a presidente empossada, Desembargadora Waldirene Cordeiro, reforçou o significado histórico e institucional do momento. “Assumo esta Presidência consciente de que não se trata apenas de ocupar um cargo, mas de abraçar um compromisso público com a democracia, a cidadania e a história. Ser a 24ª presidente desta Corte e a sexta mulher a exercer esta função simboliza a presença feminina em espaços de poder e decisão, algo que deve ser celebrado e ampliado. Liderar o TRE-AC é honrar o trabalho daqueles que nos antecederam, enfrentar com coragem os desafios do presente e preparar, com entusiasmo e responsabilidade, o futuro. É garantir que cada eleitor, em cada canto do Acre — seja nas cidades, nas comunidades ribeirinhas ou nas aldeias indígenas — tenha assegurado o direito de votar em condições de liberdade, igualdade e segurança. É meu compromisso conduzir esta gestão com transparência, integridade, inovação e humanidade, para que cada decisão e cada ação fortaleça a democracia e promova a paz social”, finalizou. 

Após a leitura dos termos de posse pelo Diretor-Geral em exercício, Carlos Venícius Ferreira Ribeiro, os empossados receberam cumprimentos das autoridades e convidados. A cerimônia, que também contou com apresentações culturais da Banda Furiosa da Polícia Militar do Acre e da cantora indígena Iakupã Apurinã, foi encerrada com um coquetel no Salão Nobre do Tribunal.

1/ Galeria de imagens

Foto: Sérgio Vale

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido