O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Lois Arruda, participou, nesta segunda-feira (1/12), da reunião conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, com presidentes dos tribunais regionais eleitorais. O encontro ocorreu em Florianópolis (SC), e antecedeu a abertura do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reúne lideranças do Judiciário brasileiro para avaliar resultados, alinhar diretrizes e fortalecer políticas institucionais para os próximos anos.
Esta foi a segunda reunião promovida pelo ministro desde que assumiu o comando do CNJ e do STF, em setembro deste ano. Na pauta, temas estruturantes relacionados ao aprimoramento da governança judicial, ao fortalecimento da integridade eleitoral e às estratégias de atuação conjunta entre o CNJ e a Justiça Eleitoral.
“Esse encontro foi uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre os tribunais e alinhar ações que assegurem um processo eleitoral cada vez mais seguro, transparente e conectado às necessidades da sociedade. O Ministro Edson Fachin fez um reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais com destaque para as Eleições 2026”, destacou o desembargador Lois Arruda.
O Encontro Nacional do Poder Judiciário segue até esta terça-feira, reunindo ministras e ministros dos tribunais superiores, conselheiras e conselheiros do CNJ, além de representantes de todos os segmentos da Justiça. A programação inclui debates, apresentação de resultados, painéis técnicos e a definição das Metas Nacionais para 2026.