Presidente do TRE-AC integra agenda final da GCF Task Force em Rio Branco
Desembargador Júnior Alberto prestigia encontro internacional e ressalta a importância do Judiciário na defesa de direitos socioambientais

Na manhã desta sexta-feira, 23, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, participou da 15ª Reunião da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento, sediado no Teatro Universitário da Ufac, reuniu representantes de 43 estados subnacionais de 11 países, que juntos respondem por mais de um terço das florestas tropicais do planeta.
A 15ª edição da GCF Task Force, realizada pela segunda vez no Acre – a primeira foi em 2014, quando foi assinada a histórica Declaração de Rio Branco –, encerrou-se com discursos contundentes que reiteraram a necessidade de transformar compromissos em ações concretas. O governador do Acre, Gladson Cameli, ressaltou a urgência da união global em torno de mecanismos eficazes de financiamento climático, inclusão social e valorização das comunidades que vivem e preservam as florestas tropicais.
Na visão do Desembargador Júnior Alberto, é fundamental a atuação interinstitucional no enfrentamento da crise climática, ressaltando que os desafios globais contemporâneos exigem a atuação coordenada e responsável dos poderes constituídos. “O enfrentamento das mudanças climáticas demanda não apenas ações de governo, mas a presença ativa do Estado como um todo. O Poder Judiciário tem papel fundamental na garantia dos direitos socioambientais e na fiscalização do cumprimento das políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente. A justiça ambiental é, também, uma expressão da justiça social e da cidadania”, afirmou.
Sobre a GCF Task Force
A Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force) é um evento anual onde governadores, representantes de organizações internacionais, do setor privado e da sociedade civil discutem e compartilham experiências sobre políticas e projetos de baixo carbono, com foco na proteção das florestas e combate ao desmatamento.
Foto: Diego Gurgel