Presidente do TRE-AC participa do Coptrel da Região Norte

Um dos assuntos debatidos no evento foi a Cibersegurança nas Eleições e na Justiça Eleitoral

Um dos assuntos debatidos no evento foi a Cibersegurança nas Eleições e na Justiça Eleitoral

O presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, participou na última quarta-feira, 18, do II Encontro Virtual do Coptrel da Região Norte, que foi realizado por meio da plataforma Zoom e contou com a participação de presidentes dos TREs da Região Norte, além de representantes da Comissão Executiva do Coptrel, diretores-gerais e assessores de comunicação. Um dos assuntos debatidos no evento foi a Cibersegurança nas Eleições e na Justiça Eleitoral.

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, destacou que uma das maiores prioridades da atual gestão é a cibersegurança, com investimentos em ferramentas, equipamentos e soluções de TI (tecnologia da informação). O primeiro passo, segundo ele, é fazer um mapeamento para medir o grau de maturidade de cada Regional.

Na sequência, a diretora-geral do TRE de Rondônia, Lia Lopes, apresentou o tema “A justiça remota, os impactos nos serviços, comunidade e servidores”, destacando alguns aspectos do trabalho desenvolvido antes e depois da pandemia. Temas como o “Monitoramento Automático das Contratações” e “Visual Law nos atos de comunicação da Secretaria Judiciária” também foram abordados no encontro.

Na oportunidade, a diretora-geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, prestou informações sobre a evolução do aplicativo “e-título” e a necessidade de torná-lo, cada vez mais, acessível aos cidadãos. “Neste momento de pandemia, cujos atendimentos presenciais foram suspensos, o “e-título” tornou-se o canal direto do eleitor com a Justiça Eleitoral. Por isso, estamos em constante aprimoramento do aplicativo, que, dentre tantos serviços, oferece a via digital do título de eleitor e permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral”, destacou.

“Esses encontros são importantes para debatermos temas relevantes, atendendo sempre aos anseios dos nossos cidadãos”, disse o presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma.

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com abrangência em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundado em 16 de setembro de 1995. Nos encontros do Colégio, os presidentes dos Tribunais debatem temas que dizem respeito a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido