TRE-AC participa do 9º Simulado Nacional de Hardware

Através dos testes é possível verificar os eventuais problemas que podem surgir no dia da eleição

Através dos testes é possível verificar os eventuais problemas que podem surgir no dia da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre está realizando testes em 111 urnas eletrônicas com o objetivo de averiguar o desempenho dos equipamentos, durante o 9º Simulado Nacional de Hardware. A porcentagem de máquinas testadas corresponde a pouco mais de 4% do parque de urnas da Justiça Eleitoral Acreana.

Este evento foi dividido em três momentos. No dia 18 de outubro foi realizada uma reunião preparatória, na qual o servidor Ilis Sandro Ambrozio apresentou as etapas do simulado e fez um breve resumo do processo eleitoral eletrônico. Na última terça-feira, 19, foi realizada a segunda etapa, que consistiu na preparação e carga das urnas.

“A carga das urnas é um processo que antecede as eleições e é de fundamental importância para garantir o bom funcionamento dos equipamentos no dia das eleições”, explicou Clicia Freitas, da Coordenadoria de Eleições.

Segundo a Diretora-Geral do Tribunal, Rosana Magalhães, devido à pandemia, os testes estão sendo realizados seguindo todos os protocolos de saúde. “Estamos respeitando as distâncias mínimas estabelecidas pelas normas sanitárias e todas as medidas tomadas têm como objetivo resguardar a saúde dos envolvidos. A participação dos servidores, de forma voluntária, é muito importante, pois possibilita ao Tribunal verificar os eventuais problemas que possam ocorrer para que a Justiça Eleitoral possa corrigi-los mais rapidamente. Agradeço a participação de cada um deles”, disse.

Para a servidora Rose Jocely Lopes, por meio do simulado é possível percorrer todo caminho até a votação, permitindo otimizar o processo eleitoral. “Através desses testes conseguimos prever falhas que podem acontecer no momento da votação, além de termos a possibilidade de conhecer parte dos procedimentos preparatórios que antecedem o dia da eleição”, comentou.

A última etapa do simulado de hardware vai acontecer durante quatro dias, no período de 25 a 28 de outubro, no térreo do Tribunal, na qual será realizada a etapa de votação com a participação de servidores voluntários.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido