TRE-AC celebra Dia da Memória do Poder Judiciário

O dia 10 de maio passou a integrar o calendário da Justiça brasileira

O dia 10 de maio passou a integrar o calendário da Justiça brasileira

O dia 10 de maio passou a integrar o calendário da Justiça brasileira como o Dia da Memória do Poder Judiciário. A data comemorativa foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em abril de 2020 e é a mesma da criação da Casa da Suplicação do Brasil, em 1808. A Casa foi o primeiro órgão de cúpula do Judiciário brasileiro, representando a independência judiciária do país em relação a Portugal.

A medida do CNJ aperfeiçoou o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), e instituiu novas diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental. A intenção foi dar maior visibilidade à história da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a memória institucional do Poder Judiciário.

No Acre, o TRE vem realizando divulgação de vídeos relacionados à memória da Justiça Eleitoral em suas ações, como, por exemplo, durante o Rolê das Eleições - no Via Verde Shopping, que objetivou sensibilizar e mobilizar o jovem eleitor para a emissão do primeiro título -, e durante o mutirão de atendimento ao eleitor, no Ginásio do SESC - durante a semana que antecedeu o fechamento do cadastro eleitoral.

Além disto, em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral, o TRE-AC vem divulgando o selo/logo comemorativo a esta data em todas as suas divulgações e documentos administrativos.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido