Educação para a Cidadania: O voto antes das urnas

Em virtude da I Semana da Justiça Eleitoral, o  Tribunal Regional Eleitoral do Acre, por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral Evandro Marques de Sousa, realizou a Palestra com o Professor Alexandre Basílio acerca dos Sistemas Eleitorais Brasileiros, intitulada de "Educação para a Cidadania: O voto antes das urnas"que ocorreu no dia 14 de junho de 2016, no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO.


Objetivo: Conscientizar os eleitores sobre o funcionamento dos Sistemas Eleitorais Brasileiros e os reflexos negativos do ato de votar sem o devido conhecimento da organização política de nosso país. 

Público-alvo: Estudantes, representantes partidários, pretensos candidatos, servidores públicos e profissionais da imprensa.

Público Alcançado: 302 participantes.

Carga Horária: 4 horas/aula.

Emissão de Certificado: Sim.



Observação: Para os estudantes que participaram da palestra, os certificados serão encaminhados para suas respectivas coordenações, e para os demais participantes, será enviado para o e-mail informado.


“Sistemas Eleitorais brasileiros”


“Representatividade”

- Sistema Majoritário - Municípios com mais de 200 mil eleitores; Municípios com menos de 200 mil eleitores. Ofensa ao Pluripartidarismo?

- Paradoxo de Condorcet.

- Síndrome da Pós-Democracia, Votos Nulos, Brancos e abstenções.

- Sistema majoritário de maioria simples e impacto no pleito dos pequenos municípios. Efeito Spoiler. Reforma Eleitoral e o fim do terceiro turno.

 

“Sistema Eleitoral proporcional - Método Hare, Hond´t e outros.

- Histórico dos sistemas brasileiros. Os cinco Códigos Eleitorais.

- Cálculo de 5 fases do sistema eleitoral proporcional. É possível votar em Maria e eleger João? Eleição simulada e verificação do resultado. Inconsistências. Cláusulas de barreira geral e individual. Empate nas sobras, quem fica com a vaga? Reforma eleitoral e a legislação eleitoral simbólica.