TRE-AC realiza reunião em Feijó focada na segurança do pleito eleitoral de 2024

Encontro reúne autoridades locais e destaca a importância da transparência e colaboração das forças de seguranças

Encontro reúne autoridades locais e destaca a importância da transparência e colaboração das for...

Representantes da Justiça Eleitoral, participaram, na tarde desta terça-feira, 23, no Fórum, em Feijó, de reunião com diversos órgãos de segurança pública que estarão diretamente envolvidos com a realização e a segurança das eleições de outubro.

O encontro foi coordenado pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, e contou com a participação do Juiz da 7ª Zona Eleitoral, Robson da Silva; do Promotor de Justiça, Lucas Araújo; da Procuradora do Município de Feijó, Giuliana de Souza; do Capitão do Batalhão da Polícia Militar do Estado do Acre no Município de Feijó, Janes Oliveira; do 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, José Jailton Figueiredo; e do Delegado de Polícia Civil, Marcilio Santos.
 
Historicamente, a Justiça Eleitoral conta com as forças de segurança no apoio logístico para o transporte de material, de urnas e de pessoas a locais de difícil acesso, bem como para auxiliar na segurança e na manutenção da ordem pública em áreas específicas durante as eleições.
 
O Desembargador Júnior Alberto mencionou a eficácia da presença das forças de segurança em eleições anteriores, ressaltando que ela contribui significativamente para um ambiente ordeiro e para o cumprimento das leis eleitorais.
 
“Esse trabalho em conjunto é de extrema importância para garantir a legitimidade do processo eleitoral de votação. Estamos abertos e necessitamos das contribuições de todos vocês para realizarmos um pleito com paz e segurança”, disse o Presidente do TRE-AC.
 
Na oportunidade, a Diretora-Geral da instituição, Rosana Magalhães, apresentou uma lista de informações que serão necessárias e precisam ser informadas à Justiça Eleitoral para a elaboração do Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.
 
“Estamos realizando todos os preparativos para o exercício da cidadania e não estamos medindo esforços para realizar uma eleição em paz e segurança”, comentou o Juiz da 7ª Zona Eleitoral, Robson da Silva.

Durante o encontro, o Promotor de Justiça, Lucas Araújo, falou da importância da reunião para discutir a segurança das eleições. “O Ministério Público desempenha um papel essencial na garantia do sufrágio universal, assegurando que todos possam votar com liberdade e segurança. Juntos, garantiremos a transparência e a integridade do processo eleitoral”, garantiu.

7ª Zona Eleitoral em números
 
Em segundo lugar há 36 lugares de votação (12 zona urbana e 12 zona rural - destes, 9 são locais de difícil acesso)
79 seções eleitorais
23.225 eleitores

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido