TRE-AC: Gêmeas de 16 anos buscam seu 1º título eleitoral
O serviço foi realizado no 3° dia do mutirão de atendimento ao eleitor, no ginásio do SESC, em Rio Branco

No terceiro dia do mutirão de atendimento ao eleitor, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC, as irmãs gêmeas Emily e Evelen Dias, ambas com 16 anos e estudantes da Escola Helosira Santos Tomé, do bairro Alto Alegre, marcaram presença no Ginásio do SESC nesta sexta-feira, 3 de maio. O objetivo era a emissão dos seus primeiros títulos eleitorais, possibilitando-lhes participar das eleições em outubro.
"Busquei o serviço para ter o direito ao voto logo aos 16 anos. Achei melhor regularizar agora do que esperar chegar aos 18 anos. Quero escolher um prefeito e vereador que represente a nossa sociedade. Acho ótimo poder participar desde cedo do direito ao voto como cidadã", destacou entusiasmada Emily Dias.
A irmã, Evelen Dias, ressaltou a importância de uma escolha consciente: "Como vai ser a minha primeira vez exercendo o direito ao voto como cidadã, irei analisar as propostas dos candidatos com atenção, e já imagino como vai ser no dia da votação, já que é algo novo para mim, enfrentar uma fila, votar em uma urna eletrônica e eleger um representante na nossa sociedade seja ele, governador, prefeito ou vereador", disse.
As irmãs expressaram a relevância de os jovens buscarem os serviços oferecidos no Ginásio do SESC, especialmente aqueles que já têm 16 anos e estão aptos a votar nas eleições deste ano.
"Aos jovens, façam como nós, tirem o seu 1° título eleitoral ou, para aqueles que já têm o documento e há alguma pendência, venham regularizar para estarem ativos quanto antes para fazer parte das eleições em nossa cidade", concluíram Emily e Evelen Dias.
O mutirão de atendimento ao eleitor, em seu terceiro dia, segue ofertando os serviços essenciais, incluindo a emissão da primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados cadastrais e regularização de pendências junto à Justiça Eleitoral.
Além do atendimento no Ginásio do SESC, em Rio Branco, os eleitores da capital acreana podem procurar os serviços da Justiça Eleitoral na OCA.
Texto e Foto: Bruna Rosa
Supervisora: Daniele Carlos (Assessora de Comunicação)