Conheça o TRE

Missão (Para que existimos?)

Garantir a legitimidade do processo eleitoral.

Visão para 2026 (O que queremos?)

Ser reconhecido, pela sociedade acreana, como uma justiça ágil na garantia dos direitos e no fortalecimento da democracia por meio de um processo eleitoral efetivo, seguro e transparente.


Valores Institucionais (Quais são nossos princípios norteadores?)

Agilidade: atender com presteza as demandas judiciais e administrativas;

Credibilidade : efetividade, celeridade e segurança do processo eleitoral;

Eficiência : emprego criterioso e otimizado de recursos na busca pelos resultados institucionais;

Ética: adotar comportamentos baseados em princípios morais;

Imparcialidade: isenção na realização da justiça, garantindo o exercício dos direitos e deveres dos cidadãos jurisdicionados;

Inovação: incentivar as novas ideias voltadas à melhoria dos processos interno e externo;

Integridade: buscar o envolvimento de todas as partes e interessados, gerando soluções consensuais;

Responsabilização : responsabilizar-se pelos atos administrativas e judiciais adotados;

Segurança Jurídica: garantia dos direitos adquiridos pelo cidadão;

Sustentabilidade: adotar políticas internas que visem contribuir positivamente com o meio ambiente;

Transparência: agir com clareza e garantir o acesso a informação.

Mapa Estratégico ( baixe aqui , formato PDF, 68 kB)

Acreditava-se que a instalação da Justiça Eleitoral no Acre havia ocorrido somente em 1975. Porém, pesquisas realizadas pela Comissão de História do TRE-AC, nos anos de 2010 e 2011, demonstraram que, durante os anos de 1932 a 1937, instalou-se e funcionou, no Território Federal do Acre, um Tribunal especializado em feitos eleitorais. Além disso, os trabalhos e conclusões de tais pesquisas deram ensejo à publicação de duas revistas, que resumem uma parte da história deste Tribunal, e revelaram a partir da análise de documentos da época, que, desde o ano de 1912, aqui também atuaram juízes com atribuição eleitoral.

Em resumo, as pesquisas demonstraram que, sob a égide do movimento constitucionalista, iniciado em São Paulo no ano de 1932, o Território do Acre conheceu o primeiro Tribunal especializado em matéria eleitoral, denominado Tribunal de Justiça Eleitoral do Território do Acre, previsto na legislação então vigente, o Decreto n. 21.076, de 24 de fevereiro de 1921 - Código Eleitoral -, que, em seu artigo 5º, instituía os órgãos da Justiça Eleitoral, dentre os quais mencionava "um Tribunal Regional na sede do Governo do Território do Acre" . A instalação desse primeiro Tribunal se deu no dia 3 de maio de 1932, conforme consta de matéria publicada no jornal "O Acre", edição n. 132, de 15 de maio de 1932, na qual também foi publicada a primeira composição daquela Corte Eleitoral:

Presidente: Desembargador Antônio Cesário de Faria Alvim Filho;

Vice-Presidente: Desembargador José Martins de Sousa Ramos;

Desembargador Djalma Mendonça, Juiz Federal na Seção do Território do Acre; e

Procurador do Ministério Público: Severino Alves de Souza.

Posteriormente, no dia 11 de agosto de 1975, em cumprimento à Resolução n. 9.859, de 15 de maio de 1975, do Tribunal Superior Eleitoral, foi instalado o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, com jurisdição sobre o Território Federal de Rondônia até o ano de 1982, quando este passou à condição de Estado da Federação. Antes da efetiva atuação do TRE-AC, a responsabilidade pela condução dos pleitos eleitorais acreanos cabia aos membros do TRE-DF. O quadro de pessoal permanente somente foi instituído no dia 2 de maio de 1978, para, em agosto do mesmo ano, serem realizados os dois primeiros concursos públicos.

Sede própria

O TRE-AC funcionou, nos seus dois primeiros anos, em uma estrutura improvisada na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Acre. A sua sede foi depois transferida para o antigo Palácio “Valério Caldas de Magalhães”. Apenas em 1995, 20 anos depois da instalação do órgão, foram liberados os recursos financeiros para a construção da sede própria. A obra foi inaugurada no dia 11 de agosto de 1997.

Devido a problemas estruturais, o prédio foi demolido e o Tribunal funcionou, em imóvel alugado, na Rua Antônio da Rocha Viana. Após seis anos de obra, no dia 29 de julho de 2021, foi inaugurada a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. Desta maneira, a população acreana passou a contar com uma Corte Eleitoral mais moderna, confortável e segura.

Primeira Composição da Corte

Inicialmente, a Corte Eleitoral acreana era composta por dois Desembargadores, dois Juízes de Direito e um Juiz Federal. O Ministério Público Eleitoral estava representado pelo Procurador da República Substituto Jersey Nazareno de Brito Nunes. No dia seguinte à instalação do Tribunal, o Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, na ocasião, o Desembargador Fernando de Oliveira Conde, encaminhou Ofício ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE -, contendo a relação dos Desembargadores e dos Juízes de Direito empossados, bem como a lista tríplice para a escolha dos dois juízes oriundos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Foram escolhidos os advogados Aloísio Macedo Maia e Walder Gomes da Costa.

Os Membros da primeira composição do Tribunal Regional Eleitoral do Acre foram os seguintes:

- Desembargador Carlos Alves Cravo - Presidente;

- Desembargador Lourival Marques de Oliveira - Vice-Presidente;

- Juiz de Direito Nielse Gonçalves Mouta;

- Juiz de Direito Álvaro de Brito Vianna;

- Juiz Federal Ilmar Nascimento Galvão;

- Jurista Aloísio Macêdo Maia; e

- Jurista Walder Gomes da Costa.

Galeria de Presidentes

Organograma do TRE-AC (formato .PDF, tamanho 647 kB)