TRE-AC treina mesários que irão atuar na eleição da 2ª edição do Projeto Jovem Parlamentar Acreano

Eleição será realizada na próxima sexta-feira, 12

TRE-AC treina mesários que irão atuar na eleição da 2ª edição do Projeto Jovem Parlamentar Acreano

Quinze urnas eletrônicas foram disponibilizadas, na manhã da última terça-feira, 9, para treinamento dos mesários que irão atuar na eleição dos candidatos da 2ª edição do Projeto Jovem Parlamentar Acreano. A atividade ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual e contou com a participação de representantes de várias escolas de Rio Branco, além de servidores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e da Secretaria de Educação do Estado (SEE).

As instruções foram repassadas pelas servidoras da Justiça Eleitoral, Rosana Magalhães e Valéria Lima, com foco no funcionamento da urna eletrônica, a exemplo da emissão da zerésima, identificação do eleitor e códigos da urna usados em situações especiais. O treinamento foi dividido em duas turmas, com duração de 1h30 cada.

 "Quando o eleitor tiver alguma dúvida, vocês saberão como ajudá-los", disse Rosana Magalhães, ao ensinar os treinandos a utilizarem a urna, por meio de uma votação com candidatos fictícios. 

A eleição será realizada na próxima sexta-feira, 12, em 24 escolas de ensino médio de Rio Branco, sendo duas da zona rural. Segundo a professora e representante da Diretoria de Ensino da SEE, Gervania Mota, cerca de 11.500 alunos estarão habilitados para a votação. "É um projeto de educação para a cidadania", afirmou a professora de português.

O TRE-AC vai disponibilizar 33 urnas eletrônicas, com cabina de votação, além de 24 urnas de contingência, para o caso de os equipamentos apresentarem defeitos no decorrer da eleição. Elas serão entregues nas escolas antes do início da votação.

O Programa Jovem Parlamentar Acreano é fruto da iniciativa do deputado estadual Daniel Zen, através da Resolução 103/2017, realizado em parceria com a Aleac, a SEE e TRE, que cedeu urnas eletrônicas para a realização da eleição. O objetivo é proporcionar a 24 estudantes de ensino médio a oportunidade de vivenciarem, durante quatro meses, um mandato legislativo.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido