TRE-AC realiza curso de Gestão de Arquivos para servidores

Objetivo é tornar mais acessível aos cidadãos e instituições as informações documentadas pelo órgão

Curso Gestão de Arquivos

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou na manhã desta terça-feira, 12, no plenário do Tribunal, o curso "Gestão de Arquivos", uma das primeiras atividades desenvolvidas em face da Política de Gestão Documental do Órgão.

O ministrante é o servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Osmarino Rodrigues Valcácio, que a convite do TRE-AC ficará por cinco dias para auxiliar os servidores no trabalho inicial do projeto de Gestão Documental, que corresponde à primeira etapa do Plano Geral do Projeto.

No curso, ele abordou conceitos fundamentais de Arquivologia, como a classificação de arquivos, a natureza dos documentos, gêneros dos documentos, e abordou sobre a importância do arquivo. "O arquivo resguarda direito, garante o direito da população", disse.

A Gestão de Arquivos ou Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos e processos, visando sua eliminação ou recolhimento à guarda permanente. Dessa forma, é possível o acesso às informações pelas instituições e pelos cidadãos.

 

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