Sistema de informações eleitorais - SIEL

SOBRE O SISTEMA SIEL

Criado pela Corregedoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o Sistema de Informações Eleitorais - SIEL - surgiu com a proposta de racionalizar a prestação de informações sobre eleitores vinculados a processos em órgãos conveniados do Poder Judiciário e do Ministério Público, em suas diversas esferas. Esse serviço, na forma anterior ao sistema, era fornecido por meio de envio de ofícios impressos assinados pelas autoridades responsáveis. A antiga sistemática de trabalho, além de importar em custo de postagem, tanto para os órgãos solicitantes quanto para o TRE, na resposta, também compreendia o custo oriundo da destinação de pessoal deste Regional para recebimento, organização e resposta ao significativo volume de solicitações, bem como o excessivo decurso de tempo desde a postagem pelo órgão até o recebimento de uma resposta.

Com a implantação do SIEL, os órgãos interessados têm a sua disposição um sistema eletrônico que congrega, em seu frontend, duas opções de acesso:

I. interface web incorporada ao sítio do TRE-AC, acessível em protocolo seguro (https), por email e senha previamente cadastrados;

II - infra-estrutura de webservices para acesso automatizado por sistemas dos órgãos conveniados. No backend, encontra-se uma aplicação de administração de contas de acesso com recurso de expiração de senha para as autoridades dos órgãos bem como seus usuários delegados, além de relatório de visualização de requisições de informações, tanto obtidas diretamente junto ao cadastro eleitoral, inclusive com a indicação nos casos de eleitores de outra UF, como os pedidos que se encontram pendentes para resposta personalizada mediante intervenção.

O SIEL, em suma, agiliza a prestação de serviço aos órgãos signatários do convênio, de forma mais eficiente, além de representar significativa economia aos envolvidos nesse processo.

DOWNLOAD DE FORMULÁRIOS

Formulário de pedido de cadastramento de usuários para acesso ao Sistema de Informações Eleitorais - SIEL.

NÚMERODESCRIÇÃO
03/2010Regulamenta o acesso ao Sistema de Informações Eleitorais - SIEL
-Modelo de Portaria de autorização junto a Corregedoria Regional Eleitoral do Acre de cadastramento de novos usuários ao SIEL.
-Formulário de cadastramento de usuários no SIEL.

 

Acesse o sistema SIEL

Gestor Responsável: Tribunal Regional Eleitoral - AC +