TRE-AC conquista a categoria Ouro no Selo de Qualidade Eleitoral do TSE
Desembargador Lois Arruda recebe a honraria em Brasília e destaca o compromisso do TRE-AC com a excelência eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) alcançou mais um reconhecimento nacional ao conquistar o Selo de Qualidade Eleitoral, na categoria ouro, concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A premiação foi entregue nesta quarta-feira, 10, em cerimônia realizada em Brasília, com a presença da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. O desembargador Lois Arruda, vice-presidente e corregedor do TRE-AC, recebeu a honraria em nome da Corte acreana.
A distinção é concedida a tribunais eleitorais que apresentam desempenho de destaque em dimensões essenciais da atividade eleitoral. O TRE-AC foi avaliado positivamente nos critérios de gestão eficiente; inovação e desenvolvimento colaborativo de sistemas; atendimento ao cidadão; transparência, integridade e combate à desinformação; e capacitação e desenvolvimento das equipes.
Durante a cerimônia, a ministra Cármen Lúcia ressaltou o simbolismo da data, quando o mundo celebra os direitos humanos. Ao destacar o papel da Justiça Eleitoral, a ministra afirmou que a premiação reconhece o trabalho diário das instituições que asseguram o exercício da democracia no país. “A Justiça Eleitoral, que tanto trabalha, que tanto peleja, cumprindo a sua função constitucional, a sua função sociopolítica de garantir que esses direitos sejam efetivados, que nesse dia a gente pare para um momento de comemoração, de celebração daqueles que trabalham, acreditam e garantem que cada cidadã e cada cidadão brasileiro possa exercer o direito à democracia, que tenho como o primeiro dos direitos fundamentais”, declarou.
O reconhecimento chega em um momento especial para o TRE-AC. Em 2025, o Tribunal celebra seu Jubileu de Ouro — 50 anos de história — e, na semana passada, já foi premiado com o Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2025, que mede o nível de excelência administrativa e tecnológica do Judiciário brasileiro. A somatória das duas premiações reforça a maturidade institucional da Corte acreana, seu compromisso com a inovação e a capacidade de entregar serviços eleitorais eficientes à população.
Segundo o desembargador Lois Arruda, receber o Selo de Qualidade Eleitoral Ouro logo na primeira edição desta premiação é um marco que reforça a seriedade com que o TRE-AC desempenha sua missão. “Este reconhecimento chega justamente quando o Tribunal celebrar seus 50 anos e poucos dias após conquistarmos também o Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade. Esses resultados não surgem por acaso: refletem o trabalho dedicado de servidoras, servidores, magistradas e magistrados que, diariamente, aprimoram nossos processos, modernizam sistemas e garantem eleições seguras e eficientes. Seguimos avançando, com o propósito de servir ao povo acreano e de aperfeiçoar a Justiça Eleitoral até alcançarmos, quem sabe em breve, o diamante”, disse.





