Estudantes participam de Visita Cultural no TRE-AC

Visita cultural de alunos no TRE-ACEstudantes participam de Visita Cultural no TRE-AC

Na última sexta-feira, 04, aconteceu a segunda visita dos estudantes da Escola Neutel Maia ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A visita, que dura uma hora, integra o Projeto Visita Cultural, realizada pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AC (EJE), com o propósito de permitir aos estudantes conhecer mais sobre a história política e eleitoral do Acre, bem como introduzir aos jovens conceitos sobre o significado do voto.

A visita dos estudantes é monitorada por servidores do Tribunal e iniciou-se com a exposição de quatro vídeos que tratam sobre a importância do voto e a lei da ficha limpa. A programação também contou com palestra sobre o voto ético, que envolveu também temas sobre cidadania, democracia, poderes do país e eleições. A visita foi finalizada com a ida dos adolescentes ao Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Acre, ocasião em que puderam conhecer melhor a história eleitoral do Estado.

De acordo com Osman Sales, Secretário da EJE e um dos monitores da atividade, a EJE-AC enviou ofício convite para todas as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de Rio Branco, informando que as escolas interessadas em proporcionar aos seus alunos a Visita Cultural, podem solicitar o agendamento do dia e hora até o fim do mês de maio, pelo telefone 3212-4492 ou pelo endereço eletrônico (eje@tre-ac.gov.br). As escolas precisam providenciar o traslado dos alunos, pois o TRE-AC não oferece esse serviço.

Para o Secretário da EJE, o principal objetivo da Visita Cultural é passar a consciência de cidadania, democracia e voto ético aos estudantes. “Antes realizávamos a visita nas escolas, porém percebemos que a visita dos alunos ao prédio do TRE-AC proporciona maior ganho, pois podemos utilizar a estrutura do local que possui mais recursos, tais como o plenário da corte, o museu, a galeria de presidentes, além da exposição de vídeos”, completou.

 Segundo a estudante de 13 anos, Lorena Oliveira, a programação contribuiu para mudar a forma de pensar sobre a política. “Quando eu completar 16 anos vou tirar meu título de eleitor e votar, pois o voto tem muita importância, se queremos ser governados por políticos éticos é responsabilidade do eleitor escolher o candidato qualificado, por isso é preciso conhecer em quem estamos votando ”, disse.

Uma das professoras que acompanhou os alunos, Maria da Penha, considerou a iniciativa do TRE-AC importante: “Estamos trabalhando esse conteúdo na escola, a formação da constituição, a participação das mulheres e pessoas com baixo poder aquisitivo na política. Acho que a visita contribui para aprofundar o assunto e desenvolver a cidadania nos jovens, preparando cidadãos conscientes”.

Acesso rápido