Corte Eleitoral retoma trabalhos jurisdicionais sob forte comoção pelo falecimento da desembargadora Cezarinete Angelim

Presidente do TRE-AC destacou perda lamentável para o Acre e para o Poder Judiciário

DESEMBARGADORA CEZARINETE ANGELIM

A Corte Eleitoral do Acre retomou suas atividades no pleno na tarde desta segunda-feira, 27, sob forte comoção após o falecimento da vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Cezarinete Angelim, ocorrido no último dia 23.

Ao iniciar a sessão, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari anunciou que a desembargadora Eva Evangelista assume interinamente o cargo de vice-presidente, como membro substituto mais antigo da referida classe.

Após a aprovação da ata da sessão, a presidente facultou a palavra aos membros da Corte, que se pronunciaram acerca do falecimento da colega de Corte. O juiz-membro Marcos Motta externou sentimentos de luto pela perda precoce. "Quero deixar registrado hoje meus votos de luto aos familiares, para que superem esse momento, que possam ter a conformação devida. E nós, enquanto membros desta Corte, possamos nos conformar, seguir em frente, porque sei que os votos dela eram para que os trabalhos se desenvolvessem da melhor forma possível", declarou.

A corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro, disse que não poderia deixar de se manifestar. "Tenho 21 anos de Magistratura. Ao longo dos 19 anos eu conheci uma Cezarinete que me apresentaram boca a boca e em apenas um ano e meio eu pude conhecer a verdadeira Cezarinete. Pude conhecê-la de perto. Tive a oportunidade de conversar, dialogar, trocar mensagens e, ainda, era uma Cezarinete que eu ainda não conhecia: uma Cezarinete forte, destemida, determinada e, ao mesmo tempo, muitas vezes incompreendida", destacou.

O juiz-membro Guilherme Michelazzo rendeu as últimas homenagens à desembargadora. "O que me marcou muito foi a força que ela sempre demonstrava. Era uma pessoa que chegava no ambiente e por mais que a gente tivesse aqui cansado ou reclamando de alguma coisa, víamos a desembargadora e logo tomávamos pé da nossa função. Ela tinha uma ousadia digna de pessoas muito fortes. Fica aqui o meu registro de ter podido conviver, ainda que pouco, com uma pessoa que contribuiu tanto para o serviço público no Acre".

A vice-presidente em exercício, desembargadora Eva Evangelista, disse que se associa a todas as manifestações de carinho e de saudades que os demais membros manifestaram.  "A desembargadora Cezarinete reunia tudo isso mesmo: audácia, coragem e ternura, também dureza quando era necessário".

A presidente, desembargadora Regina Ferrari, anunciou que o Tribunal fará homenagem póstuma com entrega de Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral à desembargadora Cezarinete, que será concedida aos familiares, em sessão solene. "Essa medalha ela receberia ao término de seu biênio, em fevereiro de 2019. Vamos entregá-la aos seus familiares em outubro próximo, no mês de seu aniversário".

Em seguida, a magistrada falou da perda lamentável para o Acre e para o Poder Judiciário. "O Acre chora a perda dessa grande mulher de caráter destemido, aguerrida, mas que cultivava o valor também humano impressionante ao lado dos mais pobres, ao lado dos mais carentes. E nós formos tomados de perplexidade, estamos chocados até agora, consternados e rogamos a Deus conforto à sua querida família. A ela dedicamos a entrega do nosso Fórum Eleitoral de Rio Branco, e aqui neste TRE continuaremos honrando o seu nome", finalizou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido