Cantata de Natal marca encerramento do Jubileu de Ouro do TRE-AC
Evento reuniu magistrados e servidores em um momento de memória institucional, gratidão e renovação de compromissos com a democracia

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, no final da tarde desta quinta-feira, a Cantata de Natal e Retrospectiva do Jubileu de Ouro, reunindo todas as pessoas que fazem o dia a dia da instituição em um momento marcado por emoção, gratidão e celebração coletiva. O evento integrou a programação comemorativa pelos 50 anos de instalação do Tribunal e reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral acreana com a democracia, a cidadania e o serviço público de qualidade.
A cerimônia contou com a presença da presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro; do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Lois Arruda; da juíza federal Luzia Farias – que compõe a Corte Eleitoral; além da diretora-geral do Tribunal, Verônica Costa, que apresentou a retrospectiva institucional do ano jubilar.
Ao dar as boas-vindas, o desembargador Lois Arruda destacou o sentido de aperfeiçoamento contínuo que move a instituição. “Fazer o que estamos fazendo é buscar o nosso aperfeiçoamento. Desejo a todos um bom Natal, que possamos viver o verdadeiro sentimento dessa data. Parabéns a todos nós por estarmos aqui, com gratidão no coração e disposição para seguir realizando”, afirmou.
Em seu pronunciamento, a presidente Waldirene Cordeiro conduziu uma fala sensível e marcada pela valorização do trabalho coletivo, especialmente dos servidores que atuam nos cartórios do interior. “Eu conheço o que é o interior, conheço as longas distâncias, as dificuldades climáticas e estruturais. Dependendo desta administração, da qual faço parte juntamente com o desembargador Lois, buscaremos minimizar essas situações difíceis”, destacou.
A presidente do TRE-AC também ressaltou que o ano jubilar foi um período de memória, reconhecimento e reafirmação da missão institucional. “Relembramos momentos marcantes da trajetória desse Regional: eleições realizadas com excelência, projetos de cidadania, ações de inclusão, modernização tecnológica e presença constante junto à sociedade. Nada disso seria possível sem o comprometimento e a força de todos nós, juntos”, afirmou.
A desembargadora Waldirene Cordeiro enalteceu ainda o perfil do corpo funcional do Tribunal. “Temos um quadro de servidores que não se intimida diante das dificuldades, que responde com profissionalismo às críticas e enfrenta os novos desafios do processo eleitoral com coragem, criatividade e espírito público. É um orgulho para mim fazer parte desse time”, declarou.
Ao encerrar sua fala, a presidente citou a poetisa Cora Coralina, reforçando a importância da empatia, da esperança e do amor no serviço público. “Procuro semear o otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Faço o que devo fazer, mas sempre com amor. Bondade e empatia se aprendem todos os dias”, afirmou, desejando um Natal de paz e renovação a todos.
Durante a retrospectiva, a diretora-geral relembrou os avanços institucionais do TRE-AC, a evolução tecnológica, o fortalecimento da governança, da transparência e da produtividade, além da conquista dos Selos Ouro concedidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), símbolos do reconhecimento nacional pela excelência da atuação do regional acreano.
“Honrar o trabalho de quem veio antes é reconhecer que nossa evolução é fruto de uma jornada coletiva”. Enfatizou Verônica Costa.
O momento natalino foi conduzido pela Cantata de Natal, apresentada pelo Maestro Lidson Martins e Eduardo Bibiani- músicos da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, juntamente com Milene Moura, Sara Vasconcelos, Neuza Barcelar e Alzenir Pinheiro - servidoras do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, proporcionando um clima de comunhão e sensibilidade que emocionou o público presente.


