TRE-AC sorteia seis urnas para serem auditadas neste segundo turno das eleições

Finalidade da auditoria é atestar a confiabilidade da votação por meio eletrônico.

Sorteio das urnas para auditoria

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da comissão de Auditoria, presidida pelo juiz Afonso Braña, sorteou na manhã deste sábado, 27, no plenário do Tribunal, seis urnas para serem auditadas neste domingo, 28. A auditoria será realizada através do procedimento conhecido como auditoria de Funcionamento da Urna Eletrônica, também conhecido como auditoria da votação paralela.

Estavam presentes no local a presidente do Tribunal, desembargadora Regina Ferrari, a corregedora regional eleitoral, Juiza Olívia Ribeiro, a juíza da 9ª Zona Eleitoral, Rogéria Epaminondas, dois auditores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o promotor do Ministério Público Federal (MPF), Adenilson de Souza.

As três primeiras urnas sorteadas serão auditadas em ambiente controlado por câmeras e auditores, neste domingo, 28, de 8 às 17 horas, no Fórum Eleitoral de Rio Branco. Foram sorteadas as urnas das seções 280, da 9ª Zona Eleitoral (Rio Branco); 496 da 1ª Zona Eleitoral (Rio Branco) e 60 da 2ª Zona Eleitoral (Xapuri).

As outras três urnas sorteadas serão auditadas nas próprias seções eleitorais, antes do início da votação, com os procedimentos de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas. Para essa auditoria foram sorteadas as urnas das seções 24 da 3ª Zona Eleitoral (Sena Madureira), 207 da 4ª Zona Eleitoral (Cruzeiro do Sul) e 58 da 7ª Zona Eleitoral (Feijó).

O TRE-AC irá preparar novas urnas para substituir as que serão auditadas.  O processo de auditoria será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube no seguinte endereço: https://www.youtube.com/channel/UCXrw6dCZT91wI0XZdesFv4A/live.

A finalidade da auditoria é demonstrar o correto funcionamento das urnas eletrônicas e a autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, de forma que, cidadãos e partidos políticos possam acompanhar todo o processo de votação e averiguar a segurança do voto eletrônico

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido