Juízes Fernando Nóbrega e Leandro Gross tomam posse na Corte Eleitoral do Acre

Magistrados assumiram como Membros Efetivos da Classe de Juiz de Direito

Magistrados assumiram como Membros Efetivos da Classe de Juiz de Direito

No final da tarde da última terça-feira, 11, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), foi realizada a posse dos Juízes Fernando Nóbrega da Silva e Leandro Leri Gross como Membros Efetivos da Classe de Juiz de Direito na Corte.

A sessão solene contou com autoridades de todos os poderes, advogados, familiares e amigos dos Juízes Fernando Nóbrega e Leandro Gross. A mesa foi composta pelos membros da Corte Eleitoral do Acre, pelo Procurador Regional Eleitoral, Vitor Hugo Teodoro; pelo Governador do Acre, Gladson Cameli; pela Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Regina Longuini; pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro – representando a presidência da Assembleia Legislativa; pelo Presidente da OAC – Seccional AC, Rodrigo Aiache e pelo Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Incumbido de dar boas-vindas aos pares, o membro da Classe de Jurista, Roberto Barreto, afirmou que a Justiça Eleitoral necessita de Juízes como os que tomaram posse, pois são éticos, imparciais, estudiosos e conscientes de seus papeis no atual quadro nacional. “Temos a certeza de que serão corajosos para agir, conforme o atual momento exige, pois como advertiu Rui Barbosa: “o medo é conselheiro eterno do erro”. A chegada de vossas excelências engrandece o TRE acreano. Em nome da Justiça Eleitoral acreana, reitero que sejam bem-vindos”.

“A chegada de Vossas Excelências doutores Fernando Nóbrega e Leandro Gross na Corte Eleitoral do Acre certamente trará frutos venturosos, posto que a dedicação dos senhores magistrados, na vida jurisdicional em suas unidades, é por todos conhecida e reconhecida”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Francisco Djalma.

Em seu pronunciamento, o Governador do Acre aproveitou a oportunidade para destacar a relevância da justiça eleitoral como guardiã da democracia brasileira. “Teremos eleições municipais no próximo ano para prefeitos e vereadores. E aquilo que todos nós esperamos é que seja um pleito em que os debates de ideias e a justiça se sobreponham a qualquer bandeira político-partidária. Que a vontade popular seja respeitada e a nossa democracia fortalecida”, afirmou Gladson Cameli.

“Tenho consciência que esta corte de justiça tem atuado, ao longo dos anos, com o inequívoco propósito de coibir práticas abusivas ou que impliquem em captação ilícita de sufrágio, a fim de preservar a vontade livre do eleitor, que é o protagonista do processo eleitoral”, argumentou o Juiz, recém-empossado, Fernando Nóbrega.

Já o magistrado, também recém-empossado, Leandro Gross destacou que a Justiça Eleitoral desempenha uma importante missão para a sustentação do estado democrático de direito. “Através do processo eleitoral é que os representantes do Poder Executivo e Poder Legislativo passaram a representar os interesses da República. Defendo a transparência, a integridade, a imparcialidade e a independência. São atributos que me acompanham. Gratidão por esse dia”, enfatizou.

“Que Deus os ilumine nessa honrosa missão, que exige não só a aplicação da Lei, mas, também, o compromisso com o interesse público, com os princípios constitucionais e com os valores fundamentais da democracia e a garantia das liberdades fundamentais, tais como o exercício do voto livre, a igualdade de direitos e a dignidade da pessoa humana”, disse o Presidente do TRE-AC, Des. Francisco Djalma, durante o encerramento da sessão solene de posse.

Minicurrículos

Fernando Nóbrega da Silva nasceu em 28 de maio de 1971, em João Pessoa/PB, É casado com Ana Cleide Araújo Medeiros Nóbrega e pai de Yasmimn Medeiros Nóbrega, Sofya Medeiros Nóbrega e Fernando Medeiros Nóbrega Júnior. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em dezembro de 2017. É especialista em Administração do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cursou Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional: Teoria da Decisão Judicial e Direitos Humanos, promovida pela Escola Judiciária do Poder Judiciário do Acre – ESJUD – em conjunto com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. Ingressou na Magistratura em 1º de novembro de 2011, atuando nas comarcas de Brasileia; Assis Brasil; Epitaciolândia, Xapuri; Capixaba; Senador Guiomard; Acrelândia, Plácido de Castro, Sena Madureira e atualmente é Juiz Titular da 2ªVara de Família de Rio Branco.

Leandro Leri Gross nasceu em 28 de novembro de 1973, em Herval D’Oeste/SC. Tem graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1195/1999) e é bacharelando no curso de Administração pela Uninter, iniciado em 2020. Possui pós0graduação em Direitos Humanos e Sociedade pela Faculdade Barão do Rio Branco (2004/2005). Tem especialização em Direito Eleitoral pela Faculdade Barão do Rio Branco (2007/2008); em Direito Penal e Processo Penal aplicado pelo Centro Universitário UMA (2017/2019) e em Gestão Financeira no setor público pelo Centro Universitário Internacional –Uninter (2020/2021). É mestre em Direito pela Estácio Rio, com dissertação defendida e aprovada em julho de 2023. É doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, com tese defendida em 2018, a ser convalidado no Brasil. Exerceu as funções de Juiz de Direito Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do TJAC – biênio 2015/2017 e 2019/2021; Juiz de Direito Auxiliar da Presidência do TJAC – biênio 2021/2023. Na docência, em 2022, atuou como professor no curso de Direito da Estácio. Atualmente, exerce a função de Juiz de Direito Titular da 3ªVara Cível da Comarca de Rio Branco/AC, desde 15 de julho de 2022.

Fotos: Governo do Acre e TJAC

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido