Justiça Eleitoral do Acre se une ao esforço coletivo pela alfabetização de jovens e adultos

Durante o I Fórum Estadual de Partilha da EJA, a presidente do TRE-AC apresentou iniciativa que integra mapeamento de eleitores analfabetos e incentivo à educação cidadã

Durante o I Fórum Estadual de Partilha da EJA, a presidente do TRE-AC apresentou iniciativa que ...
Durante o I Fórum Estadual de Partilha da EJA, a presidente do TRE-AC apresentou iniciativa que integra mapeamento de eleitores analfabetos e incentivo à educação cidadã

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) foi palco, nos dias 7 e 8 de outubro, do I Fórum Estadual de Partilha da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento marcou um ano de adesão do Estado e dos 22 municípios acreanos ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, reunindo gestores, educadores e representantes de instituições públicas em um espaço de diálogo e cooperação em prol da educação e da cidadania.

O fórum teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos, reafirmando o compromisso coletivo com a erradicação do analfabetismo e a promoção da inclusão social.

A presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, participou do encontro nesta quarta-feira, 8, e ressaltou a importância do encontro e a disposição da Justiça Eleitoral em apoiar iniciativas que promovam cidadania e acesso à educação. “Gostaria, inicialmente, de agradecer a presença dos coordenadores municipais e de todos os presentes envolvidos na educação do Estado do Acre, destacando a importância deste encontro de diálogo e cooperação. Ressalto que o Tribunal Regional Eleitoral sempre estará de portas abertas para apoiar eventos como este, que propõem discutir políticas públicas voltadas a propiciar cidadania à população, notadamente em se tratando de matéria relacionada à educação”, afirmou.

A presidente destacou que o Tribunal Regional Eleitoral possui dados precisos sobre o número de eleitores analfabetos no estado — 45.168, conforme o Cadastro Nacional de Eleitores — e que esse mapeamento tem servido de base para o desenvolvimento de políticas de alfabetização e inclusão. “Surgiu a preocupação institucional em adotar estratégias que promovam a inclusão dessa população em programas de alfabetização, como forma, inclusive, de possibilitá-los ao exercício da cidadania de forma mais consciente”, explicou.

A desembargadora Waldirene Cordeiro enfatizou ainda que o enfrentamento do analfabetismo requer a união de esforços entre as instituições. “Sabemos que nenhuma instituição, isoladamente, é capaz de enfrentar de maneira plena os desafios sociais que envolvem a promoção da cidadania e a inclusão educacional. A experiência administrativa demonstra que a atuação integrada entre os órgãos públicos potencializa resultados e amplia o alcance das políticas públicas”.

A desembargadora apresentou, durante o evento, um projeto de alfabetização idealizado na gestão anterior do TRE-AC, sob a presidência do desembargador Júnior Alberto, que firmou acordos de cooperação com diversos municípios. “Essa iniciativa nasceu ainda na gestão do desembargador Júnior Alberto, que idealizou o projeto e celebrou acordos de cooperação com diversos municípios do nosso Estado, abrindo caminho para uma política pública de educação e cidadania”, disse.

Os municípios de Assis Brasil, Feijó, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Tarauacá e Rio Branco já formalizaram parceria com o Tribunal. Segundo a presidente, a atual gestão pretende ampliar o alcance do projeto, levando a iniciativa a todas as prefeituras do Acre.

“O objetivo central do projeto é permitir que os eleitores analfabetos tenham acesso ao conhecimento necessário para compreender propostas eleitorais, participar das decisões políticas e exercer o direito de votar de forma livre, consciente e responsável”, destacou Waldirene Cordeiro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido