EJE-AC: 21 anos de contribuição para a justiça e a cidadania

Escola Judiciária Eleitoral tem contribuído para a excelência dos serviços prestados à sociedade

Escola Judiciária Eleitoral tem contribuído para a excelência dos serviços prestados à sociedade

Criada para atuar na formação, atualização e especialização de magistrados e servidores, estimular os estudos do direito eleitoral entre seus operadores e das diversas ferramentas de administração pública no âmbito da Justiça Eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral do Acre (EJE/AC) Evandro Marques de Sousa, que é vinculada ao TRE-AC, desenvolveu-se, expandiu suas iniciativas e hoje consolida-se nessas áreas, além de atuar na difusão da memória institucional e na educação para a cidadania política, estimular a pesquisa científica em matérias de interesse da Justiça Eleitoral e promover a educação profissional dos servidores do Tribunal.

Desde sua fundação, em 3 de outubro de 2002, a EJE/AC tem desempenhado um papel fundamental na capacitação dos Membros da Corte e dos servidores da Justiça Eleitoral, contribuindo significativamente para a excelência dos serviços prestados à sociedade.

“À medida que celebramos essas duas décadas mais um ano, renovamos nosso compromisso de apoiar e fortalecer a Escola Judiciária Eleitoral. Ao longo desses 21 anos, a EJE não apenas adaptou-se aos desafios em constante evolução do cenário jurídico, mas também liderou iniciativas proativas para antecipar e moldar o futuro da nossa instituição. Seu legado é uma narrativa de perseverança, dedicação e, acima de tudo, de um compromisso inabalável com a missão de servir à justiça”, destacou o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto.

A escola atua fundamentada em três eixos temáticos: capacitação, que compreende a atualização e o aperfeiçoamento de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral com ênfase no Direito Eleitoral; cidadania, que consiste no desenvolvimento de projetos e ações que objetiva promover a educação para a cidadania e estimular o conhecimento acerca do processo eleitoral, oportunizando espaços de diálogo entre a sociedade e a Justiça Eleitoral; fomentar a pesquisa e o estudo da produção científica na matéria eleitoral.

A EJE/AC é uma das áreas do Tribunal que coordena as ações de memória da instituição. “As atividades referentes ao Centro de Memória incentivam o resgate da história das eleições, dos cidadãos, dos servidores e dos colaboradores que há 48 anos planejam e executam as eleições no estado Acreano”, explicou Ana Cátia – Secretária da Escola.

“Os 21 anos de atuação da Escola Judiciária Eleitoral do Acre é um momento que deve ser celebrado com reconhecimento e agradecimento a todos os professores, servidores e diretores pelos anos de serviços dedicados à causa da educação. Suas contribuições na promoção da democracia, na formação de profissionais qualificados com atuação na Justiça eleitoral e no incentivo a educação cívica é inestimável. Com profunda admiração e respeito, obrigada!”, disse a Juíza Kelley de Oliveira – Membra da Corte.

Com 21 anos de criação, a EJE/AC é uma das escolas judiciárias mais antigas do país. São duas décadas dedicadas intensamente à formação qualificada de magistrados e servidores com o propósito de aprimorar a prestação jurisdicional e os serviços prestados ao público no âmbito da Justiça Eleitoral no Acre.

"A EJE  completa 21 anos e neste momento de comemorações, renovamos o compromisso pela capacitação de juízes e servidores da Justiça Eleitoral do Acre e, ao mesmo tempo, contribuir pela divulgação e promoção da educação eleitoral e da democracia", evidenciou o Diretor da EJE/AC e Membro da Corte, Leandro Gross.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido