CNJ promove webinário sobre memória da escravidão e liberdade
Transmissão ao vivo reunirá especialistas para discutir recomendações e desafios do Poder Judiciário na promoção da equidade e da cidadania

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, às 15h, o webinário “O Olhar para o Futuro: reflexões e recomendações do Grupo de Trabalho Memória da Escravidão e da Liberdade”, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CNJ no YouTube. A iniciativa tem como objetivo divulgar as conclusões do relatório de atividades do Grupo de Trabalho, que reúne estudos, diagnósticos e recomendações voltadas à preservação da memória histórica da escravidão e aos caminhos para a promoção da liberdade, dos direitos humanos e da equidade racial no âmbito do Poder Judiciário.
A abertura do webinário será conduzida pelo conselheiro Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário e do próprio Grupo de Trabalho. Em seguida, haverá a apresentação das conclusões do relatório, com mediação da juíza auxiliar da Presidência do CNJ e coordenadora do PRONAME, Ana Lúcia Andrade de Aguiar.
O encontro contará com exposições de magistradas, pesquisadoras e especialistas com atuação nas áreas de direitos humanos, memória, justiça racial e políticas de equidade, promovendo um espaço qualificado de reflexão sobre o papel do Judiciário na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Voltado a magistrados e servidores, o webinário também está aberto ao público em geral e integra o eixo temático “Direitos Humanos e Acessibilidade”, reforçando o compromisso do CNJ com políticas institucionais de memória, diversidade e enfrentamento às desigualdades históricas. Para o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a participação no evento representa uma oportunidade de alinhamento com as diretrizes nacionais do CNJ e de fortalecimento das ações institucionais voltadas à valorização da memória, à promoção dos direitos humanos e ao aprimoramento da atuação do Judiciário em temas estruturantes da democracia.
Faça a sua inscrição acessando o formulário.
Para mais informações, cesse a programação completa do evento.

