Acessibilidade e inclusão para todos é tema de palestra no TRE-AC

A capacitação será realizada até sexta-feira, 19, das 8h às 12h, no Plenário da instituição

A capacitação será realizada até sexta-feira, 19, das 8h às 12h, no Plenário da instituição

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) oferece treinamento sobre “Acessibilidade e inclusão para todos” para os servidores, estagiários e terceirizados. A facilitadora é a servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, Karina Pereira Diniz.

A abertura oficial foi feita pelo Presidente da instituição, Desembargador Júnior Alberto, que deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos. Ele destacou que ao longo do treinamento serão exploradas não apenas as barreiras físicas, que podem impedir a acessibilidade, mas, também, os preconceitos e estigmas que podem excluir àqueles que são diferentes.

“Acessibilidade não é só sobre rampas e portas largas, mas sobre garantir, a cada indivíduo, independente de suas capacidades, que possam participar plenamente da vida cotidiana. É sobre criar um ambiente que não apenas acomode, mas celebre a diversidade humana em todas as suas formas. Cada um de nós desempenha um papel fundamental nessa jornada. Sejamos um agente de mudança em nossa comunidade, local de trabalho e em nossas próprias vidas. Estou ansioso para acompanhar essas discussões significativas que esse treinamento vos proporcionará”, declarou o Desembargador Júnior Alberto.

Karina Diniz, na primeira parte do treinamento, evidenciou que o objetivo é transformar o pensamento das pessoas e tentar fazer com que o olhar se volte ao outro de forma inclusiva e amorosa. Ela apresentou o conceito de deficiência, inclusão e acessibilidade, a história da deficiência e dados sobre essa temática no Brasil. Ela também explicou o que é capacitismo, mitos e desafios de pessoas com deficiência intelectual.

“Eu quero parabenizar o TRE-AC pela inovação de trazer esse olhar voltado para a pessoa com deficiência. Preciso destacar a sensibilidade dos administradores e do Presidente ao voltarem o olhar para essas pessoas que são muitas vezes invisíveis. O objetivo é passar uma mensagem para tentar ver se essas barreiras atitudinais são diminuídas, porque - às vezes - as barreiras físicas não são o empecilho, e sim as atitudes. Minha expectativa é de que as pessoas saiam daqui preparadas para conviver com as pessoas com deficiência, que sejam mais empáticas, mais solidárias e principalmente com algumas técnicas que vão facilitar essa convivência’’, afirmou Karina Diniz.

Na segunda parte do treinamento foram apresentadas as práticas voltadas para o tratamento e mudança de atitude em relação a essas pessoas. “As técnicas apresentadas visam mostrar como se comportar diante de uma pessoa com deficiência auditiva, como interagir com uma pessoa com deficiência visual e auxiliar no seu deslocamento, e como interagir e auxiliar pessoas com deficiência física, assim como experimentar também todas essas deficiências”, explicou a facilitadora do treinamento.

A capacitação continua nos dias 18 e 19 de abril, das 8h às 12h, no Plenário do TRE-AC.

Texto: Ana Campos

Foto: Bruna Rosa

Supervisora: Daniele Carlos (Assessoria de Comunicação)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido