TRE-AC institui unidade para monitorar decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Desembargador Júnior Alberto assina portaria para garantir observância de tratados internacionais

Desembargador Júnior Alberto assina portaria para garantir observância de tratados internacionais

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, assinou, no dia 16 de abril, a Portaria n. 83/2024, que institui a unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões e deliberações do Sistema Interamericano de Direitos Humanos no âmbito da instituição. 

Essa medida, em conformidade com a Recomendação n. 123/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa garantir o cumprimento dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos, assim como a utilização da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos por parte dos órgãos do Poder Judiciário brasileiro.

Com a edição da Resolução CNJ n. 544/2024, foram ampliadas as funções da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, instituída desde janeiro de 2021, no âmbito do CNJ, que passou a ter atribuição para apoiar os tribunais de todo o país na criação das Unidades locais, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio de informações e a adoção de medidas para a implementação das decisões interamericanas.

No TRE acreano, cinco pessoas assumiram as funções previstas na Portaria nº 83/2024, assinada na última terça-feira, 16, são elas: Louise Santana – Juíza Auxiliar da Presidência e presidirá a Unidade; Taís Khalil, Juíza Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral; Francisco do Nascimento, assessor da Presidência; Luciana Arruda, Assessora da Corregedoria; e Verônica Costa – Secretária Judiciária.

O Desembargador Júnior Alberto, Presidente do TRE-AC, destacou a importância do respeito aos direitos humanos em todas as esferas da sociedade, especialmente no contexto das instituições jurídicas. “Como guardiães da justiça e da democracia, afirmou ele, é dever garantir que as decisões estejam em consonância com os mais altos padrões de direitos humanos internacionalmente estabelecidos. Essa iniciativa reflete o compromisso do tribunal com a melhoria contínua dos processos”, destacou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido