Além do Voto recebe Rosana Magalhães, idealizadora do e-Título

No podcast, a servidora aposentada revisita sua trajetória de 30 anos na Justiça Eleitoral e destaca projetos que marcaram a história da instituição

No podcast, a servidora aposentada revisita sua trajetória de 30 anos na Justiça Eleitoral e des...

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) divulgou o 7º episódio do podcast Além do Voto, produzido em comemoração aos 50 anos da instituição. A convidada desta edição é a servidora aposentada Rosana Magalhães, referência nacional em inovação e responsável por projetos que transformaram a Justiça Eleitoral, entre eles o e-Título, aplicativo que revolucionou a forma de relacionamento entre o eleitor e a Justiça.

Rosana relembrou sua chegada ao TRE em 1996, ainda no período em que as eleições eram realizadas por cédula de papel. A vivência antes e depois da urna eletrônica lhe deu a dimensão das mudanças promovidas pelo sistema eletrônico de votação. “Quem nunca votou em cédula não tem ideia da revolução que representou a urna eletrônica, um instrumento que garantiu mais rapidez, segurança e transparência ao processo eleitoral”, afirmou.

Entre suas maiores contribuições está o e-Título, aplicativo lançado em tempo recorde e que hoje é indispensável aos eleitores brasileiros. A inspiração surgiu da observação das longas filas para emissão de segundas vias do título. “Pensei: por que não criar uma versão eletrônica, definitiva, acessível? Escrevi o projeto e, em sinergia com a gestão da época, ele foi abraçado pelo TSE. Em poucos meses, o e-Título já estava nas mãos da população”, contou.

Rosana também esteve à frente de outras iniciativas de impacto. Participou da criação do aplicativo Boletim na Mão, que ampliou a transparência ao permitir que o eleitor tivesse acesso imediato ao resultado de cada urna. Liderou, ainda, a criação do Apoio Logístico Voluntário, solução pioneira para suprir a falta de mão de obra contratada nas eleições. “Transformamos uma crise em oportunidade, convocando voluntários que, pela primeira vez, puderam participar ativamente do processo, fortalecendo a credibilidade da Justiça Eleitoral”, explicou.

Com experiência tanto na tecnologia quanto na gestão administrativa, Rosana ocupou cargos de destaque no Tribunal, como a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Direção-Geral. “Foi um desafio sair do operacional para a gestão administrativa, mas uma experiência que me permitiu contribuir de outra forma com a instituição”, disse.

Ao relembrar sua trajetória, a servidora destacou a emoção vivida em cada eleição. “O dia da eleição é indescritível. É como uma grande festa da democracia, quando tudo o que se planejou se concretiza. A sensação é de vitória coletiva”, declarou.

Rosana também deixou uma mensagem aos novos servidores da Justiça Eleitoral. “Inovem, tenham iniciativa. Não façam apenas o que esperam de vocês. A Justiça Eleitoral é apaixonante e oferece espaço para quem quer transformar”, incentivou.

Para ela, chegar ao jubileu de ouro do TRE-AC é motivo de orgulho. “O Acre pode ser pequeno, mas é respeitado nacionalmente pelas contribuições que oferece à Justiça Eleitoral. Parabenizo todos os servidores, magistrados e colaboradores que constroem diariamente essa história de excelência”, concluiu.

O episódio já está disponível no canal do YouTube do TRE-AC:  

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido