Compositora Flávia Araújo cede música para campanha de enfrentamento à violência do TRE-AC
Canção inspirada em manchetes de violência ganha nova força ao integrar ação institucional voltada à proteção de magistradas, servidoras e colaboradoras

Em um gesto de coragem, sensibilidade e compromisso com a transformação social, a compositora e musicista acreana Flávia Araújo cedeu ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) uma de suas composições, criada a partir da dor e da indignação provocadas por crimes brutais noticiados em todo o país.
A canção, que integra a campanha Você Não Está Sozinha – Informação é Proteção, traz um forte apelo à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, especialmente aquela praticada em face de magistradas, servidoras e colaboradoras da Justiça Eleitoral. O refrão – “Tá na hora de unirmos nossas forças e, juntas, levantarmos nossas mãos! Basta! ACRE...ditar! E denunciar. Nossas vozes nunca irão se calar” – reverbera como um manifesto coletivo pela vida, pelos direitos das mulheres e pelo fim do silêncio imposto pela violência.
Inspirada em um caso real ocorrido em Rio Branco — o assassinato cruel de uma jovem vítima de uma fake news no bairro Cidade do Povo — a composição surgiu em uma madrugada insone da artista. “Aquilo me revoltou profundamente. Fiquei triste, com raiva... um misto de sentimentos. Não consegui dormir. E aí, a música veio. Noticiou... mais uma voz se calou”, relatou Flávia.
A contribuição da artista reforça o caráter humanizado da campanha do TRE-AC, que além de divulgar canais de denúncia e acolhimento, também provoca reflexão e mobilização institucional por meio da arte. A servidora Cristiane Melo – que compõe a Comissão da Participação Feminina do TRE-AC destacou que a canção empresta à ação um elemento simbólico poderoso: “Flávia deu voz a muitas mulheres que, infelizmente, já não podem mais falar. Sua música toca, desperta e convida à ação. Somos imensamente gratos por essa generosidade”, enfatizou.
A campanha Você Não Está Sozinha – Informação é Proteção está sendo divulgada no Portal do TRE-AC e redes sociais, com ações de conscientização, acolhimento e incentivo à denúncia.
Canal sigiloso de escuta e denúncia: ouvidoriadamulher@tre-ac.jus.br.