Podcast “Além do Voto” estreia com Presidente do TRE-AC e reforça papel estratégico da Justiça Eleitoral

Desembargador Júnior Alberto fala sobre sua trajetória, os desafios da presidência e os avanços institucionais na promoção da democracia acreana

Desembargador Júnior Alberto fala sobre sua trajetória, os desafios da presidência e os avanços ...

Já está no ar o primeiro episódio do podcast “Além do Voto”, projeto especial do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em celebração aos seus 50 anos. A estreia contou com a participação do Presidente da Corte, Desembargador Júnior Alberto, que abriu a série com um relato emocionante e estratégico sobre sua trajetória na Justiça Eleitoral e os avanços de sua gestão frentes aos desafios contemporâneos.

“Entrei no TRE aos 18 anos como auxiliar judiciário. Foram 34 anos de caminhada até aqui. Quando olho para trás, vejo o quanto essa instituição transforma vidas — inclusive a minha”, revelou o Desembargador Júnior Alberto logo no início da entrevista.

O servidor que virou presidente

A narrativa pessoal do Presidente entrelaça-se à própria história institucional do TRE-AC. De servidor de base a Diretor-Geral, de Assessor a Presidente da Corte, ele conheceu o funcionamento da Justiça Eleitoral sob diversas perspectivas e gestões, inclusive de nomes históricos como a Desembargadora Miracele e o Desembargador Lourival Alves.

Mas é no momento atual — diante de um cenário nacional de polarização, fake news e ameaças à credibilidade do processo eleitoral — que sua liderança se torna ainda mais significativa.

“Assumi a Presidência, em 2023, com o desafio de proteger a imagem da Justiça Eleitoral e a confiança nas urnas eletrônicas. Diante de ataques infundados, respondemos com inovação, transparência e trabalho”, afirmou.

Inovação com propósito e presença nos lugares mais difíceis

Entre os marcos de sua gestão, está a modernização administrativa baseada em inteligência de dados. O TRE-AC passou a utilizar ferramentas de Business Intelligence (BI) para gestão orçamentária e produtividade, em parceria com o TRE de Goiás.

Também houve a estruturação do Núcleo de Segurança Institucional e da Polícia Judicial, capaz de agir preventivamente em situações delicadas, como a tentativa de interferência de facções em campanhas eleitorais no interior. “Segurança e democracia caminham juntas. Garantir o direito ao voto em regiões remotas é uma prova disso”, disse o Presidente, ao lembrar o uso de helicópteros, barcos e carros tracionados para levar urnas a localidades de difícil acesso.

Justiça Eleitoral que inclui e transforma

Com um olhar voltado para a inclusão e a educação cidadã, a atual gestão implementou ações como o Eleitor Alfabetizado, voltado a pessoas analfabetas; o Vozes do Futuro, focado na formação política de jovens; e a realização de sessões da Corte em aldeias indígenas. “A democracia só é plena quando inclui a todos. E isso exige escuta ativa, respeito às diferenças e presença institucional nos territórios invisibilizados”, reforça.

A campanha da biometria é outro exemplo de capilaridade: já percorreu todos os municípios acreanos, inclusive com atendimentos domiciliares, e utilizando o aplicativo BioZap – criado pelo servidor Edcley Firmino, que dispara mensagens personalizadas a eleitores que ainda não realizaram o cadastro.

Compromisso com a verdade e com as pessoas

Para o Desembargador Júnior Alberto, a maior conquista da Justiça Eleitoral acreana está nas pessoas que a fazem. “Temos um corpo técnico de excelência. São servidores e servidoras que vestem a camisa da democracia todos os dias, com ética, coragem e senso público”, disse.

Em sua mensagem final, dirigiu-se aos servidores e à sociedade: “Continuem acreditando. Cada voto é uma semente de mudança. Cada servidor é um pilar dessa democracia. Juntos, fazemos história”, concluiu. 

O primeiro episódio do podcast Além do Voto pode ser acesso por meio do link: https://youtu.be/vKXE9R5tUe8?si=dgPgHFq0rnTn6eMh

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido