TRE-AC participa do 15º Simulado Nacional de Hardware
Evento avalia o funcionamento das urnas eletrônicas e sua integração com os sistemas eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, no dia 7, a etapa de votação simulada do 15º Simulado Nacional de Hardware, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento foi realizado no Depósito de Urnas de Rio Branco, com a participação de 40 servidores e 12 colaboradores terceirizados.
Nesta etapa, foram utilizadas 46 urnas eletrônicas do modelo 2013 (UE2013), que passarão por testes de desempenho, funcionamento e integração com o ecossistema de software da urna, além da interação com os outros sistemas eleitorais.
Mesmo não tendo utilizado este modelo de urna na última eleição, o TRE-AC ainda mantém unidades do tipo armazenadas. “A participação no simulado se justifica, portanto, pela necessidade de assegurar que os equipamentos estejam em condições de uso, sobretudo por outros tribunais eleitorais que poderão recebê-los em futuros remanejamentos”, explicou Francisco Vital, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AC.
A atividade integrou o calendário nacional de testes e reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência, segurança e eficiência do processo de votação eletrônico.