Presidente do TRE-AC acompanha ação da Justiça Eleitoral durante Semana do Jovem Eleitor

Ação itinerante iniciou em Porto Acre, passa pela Cidade do Povo e encerra na zona rural de Senador Guiomard

Ação itinerante iniciou em Porto Acre, passa pela Cidade do Povo e encerra na zona rural de Sena...
Ação itinerante iniciou em Porto Acre, passa pela Cidade do Povo e encerra na zona rural de Senador Guiomard

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre está em plena execução de uma ação itinerante estratégica voltada à juventude, como parte da programação da Semana do Jovem Eleitor. A iniciativa visa estimular adolescentes de 15 a 17 anos a emitirem o primeiro título eleitoral e se engajarem desde cedo no processo democrático.

A ação teve início na segunda-feira, 3 de novembro, na Escola Coronel José Plácido de Castro, em Porto Acre, e segue até a próxima sexta-feira, 7. Nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, os atendimentos estão sendo realizados na Escola Estadual Professora Raimunda Silva Pará, localizada na Cidade do Povo, em Rio Branco. O encerramento será na sexta-feira, 7, na Escola Elzira Angélica do Nascimento, na zona rural de Senador Guiomard.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro, e a juíza-auxiliar da presidência, Isabelle Sacramento, acompanharam na tarde desta quarta-feira, 6, os atendimentos na Cidade do Povo e dialogaram com estudantes, e educadores.

A presidente Waldirene Cordeiro destacou a relevância do envolvimento da juventude no processo de formação cidadã. “Ver jovens vindo de forma espontânea para tirar o primeiro título é um sinal claro de que nossa mensagem está chegando. A Justiça Eleitoral está nas escolas, nas comunidades e na zona rural porque entende que democracia se constrói com participação e inclusão. Agradecemos o apoio das direções escolares, dos servidores e de todos que estão tornando essa mobilização possível”, disse.

O atendimento nos locais contempla uma variedade de serviços gratuitos, como:

– Emissão do primeiro título de eleitor
– Segunda via do título
– Coleta da biometria
– Atualização de dados cadastrais
– Transferência de domicílio eleitoral
– Mudança do local de votação
– Regularização de títulos cancelados ou suspensos
– Quitação de multas
– Emissão de certidões

Além da emissão do primeiro título de eleitor, a equipe da Escola Judiciária Eleitoral do Acre (EJE/AC) está promovendo palestras sobre cidadania, democracia e o papel do voto na construção coletiva do país.

Nas Eleições 2024, o Acre possuía 612.448 eleitores aptos a votar, dos quais 15.739 tinham entre 16 e 17 anos, representando 2,57% do eleitorado estadual.

A procura na Cidade do Povo tem sido intensa desde o início do dia. A adesão significativa reforça o sucesso da campanha e valida a estratégia de descentralizar os serviços, aproximando a Justiça Eleitoral das comunidades.

A diretora da Escola Raimunda Silva Pará, que sedia a ação nos dias 5 e 6, também celebrou a iniciativa. “É uma ação maravilhosa, muito bem-vinda, porque para quem mora nessa comunidade aqui, fica difícil ir até o órgão para regularizar alguma situação. E sendo uma escola de ensino médio, para nós é melhor ainda, porque muitos alunos já têm idade para tirar o título, mas não têm informação, ou os pais não conseguem levá-los. Ter o TRE aqui dentro da escola é fundamental. Além disso, muitas famílias que chegam à Cidade do Povo ainda votam em bairros distantes. A possibilidade de transferência do local de votação é um ganho enorme para a nossa comunidade, Sannye Sayonara

A campanha segue o mote nacional “Votar é a nossa cara”, reforçando que o voto jovem tem força, voz e potencial de transformação.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido